Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Sebrae lança roteiro turístico com atrativos do Cariri; confira

Há cerca de 17 anos, após ter sido cenário das gravações do filme ‘O Auto da Compadecida’, a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, a 180 km de João Pessoa, recebeu o título de ‘Roliúde Nordestina’. Com uma paisagem composta por formações rochosas únicas, a exemplo do Lajedo de Pai Mateus, o município passou a atrair turistas de vários lugares do mundo. Com o passar do tempo, outros atrativos naturais foram sendo descobertos em cidades próximas, com relevos compostos por pedras, vales e vegetação que formam paisagens exuberantes, o que despertou a atenção para o potencial turístico desta região de forma mais abrangente. Foi dentro deste contexto que surgiu a Rota dos Lajedos, um projeto do Sebrae Paraíba com a finalidade de apoiar o desenvolvimento turístico do Cariri Oriental. O roteiro foi lançado nessa terça-feira (5), na Câmara Municipal de Boa Vista, a 170 km da Capital.

A Rota dos Lajedos envolve atrativos das cidades de Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, São João do Cariri e Gurjão, englobando pontos como o Lajedo de Pai Mateus, a Pedra do Touro, a Pedra da Tartaruga, e vários outros atrativos da região ideais para o turismo de aventura e ecoturismo. O acesso à rota pode ser feito através das rodovias BR-412 e BR-104.

A ação deve consolidar o fluxo na região, que naturalmente já tem vocação turística, destacou o diretor estadual do Sebrae, Luiz Alberto Amorim. “A Rota dos Lajedos destaca um dos grandes potenciais que temos na região do Cariri, que é o potencial natural. Além disso, entendemos que não é só olhar a paisagem e contemplar o lajedo, é também interagir com a comunidade. Um turista que vem e adquire um queijo, um artesanato, por exemplo, entra em uma cadeia de valor que produz renda, ocupação e, consequentemente, mais qualidade de vida para as pessoas.”

Desenvolvimento Econômico

O lançamento da Rota dos Lajedos faz parte de uma série de ações para alavancar o desenvolvimento econômico e social da região do Cariri realizadas pelo Sebrae Paraíba, dentro do projeto de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental (DET), lançado em 2015, cujos resultados foram celebrados nessa terça, em Boa Vista. Conforme Andrea Xavier, gestora do projeto, a expectativa do Sebrae é que, a partir desse primeiro passo, o potencial de desenvolvimento turístico da região seja ainda mais fortalecido.

“Quando fizemos o diagnóstico dos municípios, identificamos que a potencialidade era forte na confecção, turismo e artesanato, então atuamos nessas três frentes com a finalidade de empoderar as pessoas, tornando-as capazes de captar receita e fazer com que essa receita circule na própria região. Isso é crucial do ponto de vista socioeconômico e também promove o amor pela terra, pela cidade, por ser caririzeiro, dando ânimo e vida à população, que consegue retirar dali sua renda”, destacou.

Cariri Oriental

O Cariri Oriental, onde se situa a Rota dos Lajedos, abrange uma região localizada no centro-sul do estado da Paraíba, composta por 12 municípios. Ocupa uma área de 4.242,135 km², apresentando uma população de aproximadamente 66.978 mil habitantes.

Atrativos turísticos da Rota dos Lajedos

Pedra do Touro – Queimadas; Serra do Bodopitá – Queimadas; Serra de Caturité – Caturité; Pedra da Boca – Caturité; Pedra do Índio – Caturité; Lajedo do Marinho – Boqueirão; Lajedo Salambaia – Cabaceiras; Lajedo Manoel de Souza – Cabaceiras; Lajedo de Pai Mateus – Cabaceiras; Lajedo do Bravo – Boa Vista; Pedra da Tartaruga – Gurjão; Sítio Picoito – São João do Cariri.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.