Abertas em JP as inscri??es para conselheiros distritais de sa?de

11
0
COMPARTILHE

As inscrições para os candidatos a conselheiros distritais de saúde de João Pessoa estão abertas e seguem até o dia 16 de novembro, dependendo do calendário de cada um dos distritos sanitários. As eleições estão previstas para acontecer no período de 18 até 30 deste mês.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Podem se candidatar moradores membros de entidade civil, gestores e trabalhadores dos serviços de saúde dos territórios correspondentes a cada distrito. Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir ao seu distrito sanitário.

O conselheiro distrital trabalha no controle social em conjunto com o serviço público com o objetivo de discutir ações e políticas de saúde em sentido amplo, focando não apenas na assistência hospitalar e medicamentosa, mas também no bem estar psicossocial da população.

Cada um dos cinco conselhos distritais é formado por 12 membros voluntários, sendo seis vagas para a população, três para gestores e três para trabalhadores. A eleição é válida por dois anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. Todo o processo de eleição deve ser acompanhado por um membro do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria de Saúde (SMS), Kilma Barros, é necessário que o morador do território interessado em ser conselheiro distrital seja membro de alguma entidade como associação de bairro ou Organização Não-Governamental.

A escolha dos novos conselheiros distritais obedecem o seguinte calendário:

Distrito Sanitário I

Inscrição: 03 a 10 de novembro

Eleição: 24 de novembro

Distrito Sanitário II

Inscrição: 10 a 16 de novembro

Eleição: 24 de novembro

Distrito Sanitário III – a eleição aconteceu no ano passado

Distrito Sanitário IV

Inscrição: 09 a 13 de novembro

Eleição: 18 de novembro

Distrito Sanitário V

Inscrição: 03 a 13 de novembro

Eleição: 30 de novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas