Abertas inscrições para ‘Missão Pedagógica no Parlamento’; PB tem 16 vagas

10
0
COMPARTILHE

As inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento estão abertas e seguem até o dia 17 de fevereiro. O projeto tem como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Podem participar profissionais que possuam graduação concluída ou que estejam atuando como professores regentes, orientadores ou coordenadores pedagógicos nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas. Os interessados deverão participar de um processo seletivo, que consiste de um curso à distância “Educação para democracia e o Parlamento”, com carga horária de 30 horas.

Serão disponibilizadas 16 vagas por Estado, por sorteio eletrônico. Os educadores que tiverem o melhor desempenho em seus Estados conquistarão as duas vagas para participar do programa. Para se inscrever, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico www.camara.leg.br/evc, ler o edital do processo seletivo e seguir as instruções.

Capacitação  

A capacitação é dividida em dois módulos: uma formação presencial durante uma semana em Brasília, que ocorre geralmente no mês de junho, e outra na modalidade de educação à distância, no período de agosto a novembro.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. São privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais, como aulas dialogadas, oficinas, simulações e debates. As despesas para participação no encontro presencial em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Durante o módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse.

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados com carga horária de 120 horas.

O programa pretende contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos. Para isso, tem como objetivos disseminar conhecimentos sobre o papel do Poder Legislativo para promoção da democracia e, em especial, o da Câmara dos Deputados para o Estado de Direito brasileiro; fornecer aos educadores recursos conceituais e pedagógicos para a inserção de temas relativos à cidadania, política, democracia e ao Poder Legislativo no cotidiano escolar e incentivar conexões entre educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas públicas brasileiras.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas