Abra?o simb?lico marca protesto em defesa de Areia Vermelha, neste domingo

0
COMPARTILHE

O evento ‘Remada da Ilha‘ acontece neste domingo (24), como ato de defesa à preservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. A concentração ocorre em Ponta de Campina, em frente ao Residencial Paraíso do Atlântico, com um café da manhã. Depois de um aquecimento, por volta das 9h30, os remadores seguem para Areia Vermelha em pranchas de stand-up e caiaques.

Leia também: Liminar derruba Portaria do Estado e volta a liberar comércio em Areia Vermelha

O organizador do evento, Leonardo Ferreira, estima que 70 a 90 atletas e simpatizantes do remo participem do ato, que tem como objetivo mostrar que é possível usufruir de um ambiente protegido com responsabilidade. “Estamos aguardando um ônibus com aproximadamente 25 remadores de Natal que vão participar da ação em defesa e contra a degradação ambiental do parque”, informou.

Em Areia Vermelha o grupo vai simbolizar um abraço a ilha e permanecer até o meio dia, quando a maré começa a subir e eles retornam à terra firme, em Camboinha, ao som da Banda Surf Music Conexão Beach.

Essa é a segunda edição da Remada da Ilha. A primeira aconteceu em fevereiro de 2015 e reuniu um grupo de 40 pessoas.

Ações do Estado

O Governo do Estado deu início no ano de 2014 aos estudos necessários a elaboração do plano de manejo, que ordena e disciplina as atividades a serem desenvolvidas dentro da unidade de conservação.

Em 2015, segundo o Estado, os dados demonstraram que a visitação, da maneira como era realizada, gerava grande degradação ambiental, o que levou o governo estadual a desenvolver ações mais restritivas que visam proteger e preservar os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente da Paraíba, Fabiano Lucena o objetivo do plano é disciplinar o uso ordenado e sustentável de uma área de 230 hectares do parque, garantindo para essa e para as futuras gerações a oportunidade de usufruir da área, a riqueza biológica, a melhora da qualidade de vida da população local por meio do ecoturismo realizado com responsabilidade e consciência ecológica e conservacionista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas