Administrar na ess?ncia

0
COMPARTILHE

Administrar, verbo transitivo direto e intransitivo, que significa gerir, governar, dirigir (algo próprio ou não). A definição formal parece divergir um pouco da ‘informal’, digamos assim. Administrar em tempos de vacas gordas, uma maravilha, de vacas magras, é correr…

É mais ou menos isso que está acontecendo com alguns prefeitos paraibanos, que têm direito a reeleição, mas que já estão alardeando a desistência por conta da crise econômica. Não sei se “na vera”, como costumamos falar no interior ou apenas para “fazer charminho”.

Além do verbo administrar, me veio outro à mente: planejar. Nesse ponto, o governador Ricardo Coutinho e o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, têm um discurso comum, mesmo com palavras diferentes.

No frigir dos ovos, se fala que um bom administrador não pode dar o passo maior que as pernas e que é na crise que se conhece um bom gestor. Bom gestor e, claro, um bom político. Porque a política também é a arte de administrar. Esse assunto foi o tema principal do programa Correio Debate (CorreioSat), capitaneado por Fabiano Gomes e Victor Paiva.

Administrar não é apenas pegar “na caneta”, cantar promessas e agradar ‘aliados’, ou achar que o dinheiro se multiplica. Não, dinheiro acaba, promessas se esvaziam, mas o município não desaparece, muito menos os problemas. É preciso ter coragem, ter ideias, repensar conceitos e pensar à frente, sempre em frente. Isso sim é administrar. Se os prefeitos estão correndo, o eleitor cada vez mais vai aprendendo a administrar seu voto.

Aguardando

Desde 17 de novembro passado que o MPE estaria aguardando despacho do TRE-PB, visando atender pedidos de diligências para o andamento do ‘Caso Empreender’. A AIJE, promovida pelo MPE, pede a cassação dos mandatos do governador Ricardo Coutinho e da vice-governadora Lígia Feliciano.

Veneno

O tal do fogo amigo é a desgraça dos partidos atualmente. Ontem, o peemedebista Jarbas Vasconcelos, um dos mais antigos, destilou veneno contra os colegas de partido Hugo Motta e Leonardo Picianni.

Pmdb partido

Disse que o primeiro é “um teleguiado por Eduardo Cunha”, e o segundo um capacho do Governo Dilma”. Desse jeito, o PMDB ficará partido.

Prévia

Não convidem para o mesmo Carnaval Raimundo Lira e Alex Azevedo. O ex secretário estaria indignado com o “não comprometimento” do senador com o problema da falta de água em Campina Grande.

Bloco solitário

Alex Azevedo até justifica o que considera “a ausência” de Lira: “não precisou do voto direto, nem morrer, para chegar ao paraíso”.

Mais um

O presidente do TJPB, Marcos Cavalcanti, recebeu o deputado Buba Germano e o prefeito de Picuí, Acácio Araújo Dantas. Na pauta, mais um juiz para a região, que conta hoje com apenas um substituto para atender a Comarca que abriga quatro municípios, com uma média de 4.900 processos.

Comprometimento

O desembargador Marcos Cavalcanti se comprometeu a designar mais um substituto, enquanto aguarda a fase final do concurso para magistrados no Estado da Paraíba. O diálogo sempre prevalece.

De volta

O desembargador Abraham Lincoln voltou à presidência, desta vez da da Primeira Especializada Cível, que substitui o desembargador Leandro dos Santos. O período é de um ano.

Maluco Beleza…

Criado há 12 anos por iniciativa de fãs de Raul Seixas como Giucélia Figueiredo, Josenilton Feitosa, Ronaldo Cruz e Faustino Costa, o Bloco Maluco Beleza abre o Folia de Rua amanhã, em JP.

…No folia de rua

Este ano, segundo Giucélia, o bloco prega o seguinte tema: “Do maluco, reina a paz e o amor”. “O bloco surgiu do sentimento dos fãz de Raul Seixas”, disse Giucélia Figueiredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas