Agência Mundial Antidoping libera laboratório brasileiro para Olimpíada

3
0
COMPARTILHE

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) decidiu cancelar a suspensão que impôs ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério do Esporte, que recebeu documento da agência assinado pelo presidente Comitê Executivo da Wada por Craig Reedie.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio, acompanharam de perto nas últimas semanas, ao lado do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo de auditoria e de revisão de procedimentos empreendido pela Wada.

O Ministério do Esporte informou que a confirmação do laboratório da UFRJ como instituição responsável pela realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos reforça a confiança no trabalho desempenhado pelo LBCD, que já fez mais de 2,5 mil testes desde a inauguração.

A decisão da Wada tem efeito imediato. O laboratório brasileiro foi suspenso temporariamente em 24 de junho deste ano por erros técnicos em amostragens.

Com a decisão, o LBCD segue os preparativos para realizar cerca de 6 mil análises durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, marca superior à dos Jogos de Londres, em 2012, segundo divulgou em nota a UFRJ. De acordo com a universidade, nas últimas semanas, o preparo logístico do LBCD para as competições seguiu sem alterações. “Assim, está garantida a recepção de 89 colaboradores internacionais. Em agosto, cerca de 300 profissionais trabalharão em três turnos, para garantir resultados em até 24 horas”, afirmou a UFRJ.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas