Agosto das Letras promove Semana Liter?ria em Jo?o Pessoa

3
0
COMPARTILHE

O projeto Agosto das Letras segue com a abertura da Semana Literária, nesta segunda-feira (17), às 19h, com o início da Feira de Livreiros no mezanino 2 do Espaço Cultural, em João Pessoa. A atividade vai ser marcada pela performance da atriz Suzy Lopes. A programação da noite traz, ainda, o lançamento dos livros “Palimpsexto: uma pauta aberta; vou por aí”, de Hildeberto Barbosa Filho; “Paraíba por si mesma”, de José Octávio de Arruda Mello; exibição do documentário “Horácio de Almeida”, de Alex Santos. O evento se estende até o dia 21 e inclui o Seminário de Bibliotecas Públicas.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Ainda nesta segunda-feira (17), no mezanino 2, ocorre a primeira aula da oficina Som e Imagem na Poesia: Como Impactar com Palavras, ministrada pelo escritor Frederico Barbosa. Nos dias seguintes, a programação segue com a continuidade de oficinas e palestras. O escritor José Lins do Rego será exaltado no evento com a realização de bate-papo sobre ele, o ‘Conversando sobre Zé Lins’, que ocorre de terça a sexta-feira, às 9h, no Museu que leva o nome do autor.

Outro destaque da programação é a reabertura do Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, na terça-feira (18), às 15h. Lá o público infantil vai ouvir as histórias da contadora Manu Coutinho no local dedicado aos pequenos.

De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário. “Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”.

Nos dias 20 e 21 de agosto vai ser realizado o Seminário Estadual de Bibliotecas Públicas e Escolares, que discute a ação desses equipamentos culturais no estado. A abertura ocorre no auditório da Escola de Música Anthenor Navarro, às 19h, com a apresentação do grupo de trabalho para o Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado da Paraíba, formatado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Paraíba. Profissionais da educação e cultura do estado participam do evento. Em seguida, às 20h, o escritor Frederico Barbosa profere palestra com o tema “Por que ler? E como bibliotecas podem estimular a leitura”.

Na sexta-feira (21), duas mesas de discussão ocorrem dentro da programação. A primeira, às 14h, discute a atuação das Bibliotecas Públicas na Paraíba. A segunda, às 18h, discute a lei federal 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas públicas terão bibliotecas e um profissional bibliotecário trabalhando no local, em substituição às salas de leitura. Os participantes conversam sobre o tema e propõem caminhos para tornar possível a aplicação da lei nas escolas da Paraíba. As inscrições online para o seminário foram encerradas na sexta-feira, mas vagas remanescentes podem ser preenchidas na hora do evento. Os certificados de participação serão entregues ao final do evento. A programação completa do Agosto das Letras e formulários de inscrição estão disponíveis no site: agostodasletras.tumblr.com.

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza o projeto “Agosto das Letras” de 14 a 21 de agosto. São oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas-redonda, entre outras atividades de interação com público, escritores e editoras, voltadas aos variados segmentos da área. Três atividades paralelas formam o evento: o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, o Quadrinhos Intuados, que aconteceu de 14 a 16, na Gibiteca e auditórios; a Semana Literária, de 17 a 21 de agosto; e o Seminário de Bibliotecas Públicas Escolares, nos dias 20 e 21 de agosto. Todas as atividades têm entrada gratuita. O Agosto das Letras é uma das ações que integram o projeto que intensifica a ocupação dos equipamentos do Espaço Cultural.

De 14 a 16 de agosto, amantes das HQs participaram do 1º Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos – Quadrinhos Intuados, cuja solenidade de abertura marcou a reinauguração da Gibiteca Henfil, instalada no box 14 da Praça do Povo. A presença do quadrinista Mike Deodato foi o ponto alto da noite. Filho de Deodato Borges, de quem herdou o talento que o tornou conhecido mundialmente, o artista autografou o quadrinho Flama, de autoria do pai, que foi relançado durante o evento.

Outro destaque foi o lançamento do HQ Maria: Quarentona, de Henrique Magalhães, que celebra os 40 anos de sua personagem. No sábado e domingo, a programação contemplou oficinas, palestras, rodas de diálogo e feira de quadrinhos independentes. Nomes como John Monteiro (PB), Christiano Mascaro (PE), Manassés Filho (PB), Lila Cruz (BA), Sirlanney (CE), Themis Lima (RN), Igor Tadeu (PB), Aureliano Medeiros (RN), Henrique Magalhães (PB) e Rute Aquino (CE) marcaram presença no evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas