Águas a caminho

0
COMPARTILHE

Para Campina Grande e mais 18 cidades sob forte racionamento e risco de colapso – o açude de Boqueirão está com apenas 4,2% do seu volume total – a notícia é excelente: as águas do São Francisco vão mesmo chegar a Paraíba na primeira semana de março. Já estão a caminho. A 3ª estação de bombeamento do Eixo Leste foi acionada ontem pelo presidente Michel Temer.

O senador Cássio Cunha Lima, que com o senador José Maranhão viajou de Brasília a Pernambuco com Michel Temer, fez questão de registrar em vídeos o momento em que as águas iniciaram o caminho da Paraíba. O momento em que essa parte do Nordeste passa a dispor da tão esperada infraestrutura para enfrentar o que tem sido o pior obstáculo a seu desenvolvimento econômico e social: as longas estiagens.

São quase 10 anos do início das obras e muitos prazos não cumpridos. Temer assumiu com a região no 5° ano consecutivo de seca. Diante da gravidade da situação, aumentou os investimentos para agilizar sua entrega. Ontem, garantiu que inaugurará o Eixo Leste, que termina na Paraíba, em março, e o Eixo Norte, que passa pelo nosso Sertão e abastecerá ainda o Ceará e o Rio Grande do Norte, no segundo semestre.

Números que dimensionam o valor dessa obra para nosso Estado: dos 223 municípios, 196 estão em situação de emergência por conta da seca. A capacidade de armazenamento dos nossos mananciais é de 3,7 bilhões de metros cúbicos de água. Hoje, o estoque está reduzido a 8,8%, e isso porque na conta estão os do litoral, fora da área da estiagem.

Ao priorizar essa obra, Temer marca ponto com os nordestinos. Como destacou o senador Maranhão, chega em um dos momentos mais críticos da nossa história. Só na região de Campina são cerca de milhão de pessoas sob racionamento e só com duas opções: água do céu ou do Velho Chico, o subsolo, rochoso, não oferece alternativa.

A estiagem é fenômeno cíclico no Nordeste. Sua histórica exploração política, ou uso das verbas públicas em benefício de projetos pessoais ou de grupos, consagrou a expressão “indústria da seca”. E foram muitos os beneficiados por ela. A transposição deve encerrar esse ciclo e inaugurar um outro, onde a água deixa de ser desculpa para o subdesenvolvimento.

TORPEDO

“O símbolo maior da integração nacional é a Transposição. (…) O governo brasileiro tem os olhos voltados para o Brasil todo, mas particularmente para o Nordeste do nosso país”, do presidente Michel Temer, ao anunciar para março a inauguração do Eixo Leste da transposição do São Francisco.

Recado…

O presidente do Sindifisco Manoel Isidro está convocando os auditores para “a maior assembleia que esse sindicato já viu”, para mandar “recado” ao governo sobre a “insatisfação” da categoria com os salários.

… do Sindifisco

Em vídeo, Manoel Isidro explica que ao assumiu em maio de 2016, apostou no diálogo, mas que o governo não demonstra interesse. “Chega de desrespeito! Chega de humilhação! Precisamos tomar uma posição”, convoca.

Estilo Maia

Além do convite impresso, o deputado Gervásio Maia faz questão de ligar pessoalmente para seus aliados, convidando-os para sua posse na presidência da Assembleia. E pela 1ª vez, não ocorrerá no plenário da Casa.

Estilo Maia 2

Como a Assembleia só oferece espaço para 40 convidados. a posse de Gervásio, político com atuação estadual, será na sala de concertos do Espaço Cultural. E pelas confirmações de presenças, vai lotar o auditório.

ZIGUE-ZAGUE

Os tucanos esperam para os próximos dias a confirmação de Antonio Imbassahy no ministério de Temer, na pasta que foi de Geddel Vieira Lima, a de Governo.

Rogério Rosso (PSD), Jovair Arantes (PTB), André Figueiredo (PDT) e Júlio Delgado (PSB), se uniram em nova ação no STF. Tentam barrar eleição de Rodrigo Maia.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas