Águas a caminho

9
0
COMPARTILHE

Para Campina Grande e mais 18 cidades sob forte racionamento e risco de colapso – o açude de Boqueirão está com apenas 4,2% do seu volume total – a notícia é excelente: as águas do São Francisco vão mesmo chegar a Paraíba na primeira semana de março. Já estão a caminho. A 3ª estação de bombeamento do Eixo Leste foi acionada ontem pelo presidente Michel Temer.

O senador Cássio Cunha Lima, que com o senador José Maranhão viajou de Brasília a Pernambuco com Michel Temer, fez questão de registrar em vídeos o momento em que as águas iniciaram o caminho da Paraíba. O momento em que essa parte do Nordeste passa a dispor da tão esperada infraestrutura para enfrentar o que tem sido o pior obstáculo a seu desenvolvimento econômico e social: as longas estiagens.

São quase 10 anos do início das obras e muitos prazos não cumpridos. Temer assumiu com a região no 5° ano consecutivo de seca. Diante da gravidade da situação, aumentou os investimentos para agilizar sua entrega. Ontem, garantiu que inaugurará o Eixo Leste, que termina na Paraíba, em março, e o Eixo Norte, que passa pelo nosso Sertão e abastecerá ainda o Ceará e o Rio Grande do Norte, no segundo semestre.

Números que dimensionam o valor dessa obra para nosso Estado: dos 223 municípios, 196 estão em situação de emergência por conta da seca. A capacidade de armazenamento dos nossos mananciais é de 3,7 bilhões de metros cúbicos de água. Hoje, o estoque está reduzido a 8,8%, e isso porque na conta estão os do litoral, fora da área da estiagem.

Ao priorizar essa obra, Temer marca ponto com os nordestinos. Como destacou o senador Maranhão, chega em um dos momentos mais críticos da nossa história. Só na região de Campina são cerca de milhão de pessoas sob racionamento e só com duas opções: água do céu ou do Velho Chico, o subsolo, rochoso, não oferece alternativa.

A estiagem é fenômeno cíclico no Nordeste. Sua histórica exploração política, ou uso das verbas públicas em benefício de projetos pessoais ou de grupos, consagrou a expressão “indústria da seca”. E foram muitos os beneficiados por ela. A transposição deve encerrar esse ciclo e inaugurar um outro, onde a água deixa de ser desculpa para o subdesenvolvimento.

TORPEDO

“O símbolo maior da integração nacional é a Transposição. (…) O governo brasileiro tem os olhos voltados para o Brasil todo, mas particularmente para o Nordeste do nosso país”, do presidente Michel Temer, ao anunciar para março a inauguração do Eixo Leste da transposição do São Francisco.

Recado…

O presidente do Sindifisco Manoel Isidro está convocando os auditores para “a maior assembleia que esse sindicato já viu”, para mandar “recado” ao governo sobre a “insatisfação” da categoria com os salários.

… do Sindifisco

Em vídeo, Manoel Isidro explica que ao assumiu em maio de 2016, apostou no diálogo, mas que o governo não demonstra interesse. “Chega de desrespeito! Chega de humilhação! Precisamos tomar uma posição”, convoca.

Estilo Maia

Além do convite impresso, o deputado Gervásio Maia faz questão de ligar pessoalmente para seus aliados, convidando-os para sua posse na presidência da Assembleia. E pela 1ª vez, não ocorrerá no plenário da Casa.

Estilo Maia 2

Como a Assembleia só oferece espaço para 40 convidados. a posse de Gervásio, político com atuação estadual, será na sala de concertos do Espaço Cultural. E pelas confirmações de presenças, vai lotar o auditório.

ZIGUE-ZAGUE

Os tucanos esperam para os próximos dias a confirmação de Antonio Imbassahy no ministério de Temer, na pasta que foi de Geddel Vieira Lima, a de Governo.

Rogério Rosso (PSD), Jovair Arantes (PTB), André Figueiredo (PDT) e Júlio Delgado (PSB), se uniram em nova ação no STF. Tentam barrar eleição de Rodrigo Maia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas