ALPB aprova projeto da LDO 2016 e empr?stimo de US$ 50 milh?es do Estado

17
0
COMPARTILHE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta quarta-feira (17), por unanimidade, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias relativa ao exercício 2016 (LDO-2016) do Governo da Paraíba. Além disso, também foram aprovadas a autorização para o Executivo contrair empréstimo no valor de 50 milhões de dólares e mais 56 matérias. A sessão contou com a presença de 33 parlamentares e terminou no meio da tarde.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, comentou a aprovação da LDO de maneira unânime. “Houve consenso entre os deputados da situação e oposição. Quero destacar o trabalho do deputado Buba Germano, relator, e os representantes dos órgãos do Governo que se empenharam para dialogar e construir o melhor caminho”, afirmou.

O projeto da LDO 2016 chegou na Casa de Epitácio Pessoa no dia 15 de abril e foi entregue pelo secretário de Estado de Governo, Efraim Morais, sendo recebido pelo 1º vice-presidente, deputado João Henrique.

O projeto de lei apresenta as metas para o ano de 2016, com a inclusão das despesas de capital para o exercício financeiro do próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orcamentária Anual 2016 do Governo da Paraíba.

O empréstimo aprovado nesta terça é relativo ao projeto de lei 251/15, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito externo de 50 milhões de dólares, através do projeto Cooperar, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O Plano Estadual de Educação também foi apreciado no plenário. O projeto de lei 274/15, do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade.

Também foi aprovado o projeto de lei 27/15, do deputado Caio Roberto, que obriga os hospitais a informar a delegacia de polícia caso haja indícios de violência doméstica, assim como o projeto de lei 21/15, deputado Nabor Wanderley, que disponibiliza cadeiras de rodas para pessoas com deficiência física no âmbito do Estado da Paraíba; o projeto 15/15, do deputado Raniery Paulino, que proíbe o uso de drone em local fechado.

Os parlamentares também aprovaram em bloco 49 requerimentos que constavam na ordem do dia, com destaque para o 1.161/15, do deputado Bruno Cunha Lima, para estudos técnicos de viabilidade para a perfuração de poços artesianos nas escolares das cidades em situação de colapso de água.

Outra matéria aprovada foi o requerimento 1.179/15, do deputado Jeová Campos, que solicita a perfuração de poços em sítios e distritos do município de São José de Piranhas. E o requerimento 1.192/15, do deputado João Bosco Carneiro Junior, solicitando a recuperação do balde de barragem que abastece as cidades de Ingá e Riachão do Bacamarte. Também foi aprovado o requerimento 80/15, do deputado Bruno Cunha Lima, que dispõe sobre a instalação de uma unidade da Casa da Cidadania no bairro das Malvinas, em Campina Grande.

Foram incluídos na ordem do dia e aprovados pelos parlamentares mais quatro requerimentos, com destaque para o projeto de Tribunal de Contas do Estado que dispõe sobre o reajuste de 9% dos servidores. O Programa de Aposentadoria Incentivada dos servidores da Assembleia e a criação da Comissão para investigar acúmulos de cargos.

Documentário Epitácio Pessoa

Durante o pequeno expediente, o deputado Jeová Campos parabenizou a TV Assembleia pela produção do documentário sobre o Epitácio Pessoa e que foi exibido na sessão solene em homenagem ao sesquicentenário ex-presidente. A solenidade foi realizada no dia de ontem, no Auditório Celso Furtado, no Tribunal de Contas do Estado. Já o deputado Branco Mendes ressaltou que apresentou um requerimento para que cópias do documentário sejam distribuídas pelas escolas estaduais do Estado.

Conferência da Unale

O presidente Adriano Galdino também aproveitou a ocasião para parabenizar todos os parlamentares que participaram da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O encontro, considerado o maior evento parlamentar da América Latina, foi realizado no Centro de Convenções de Vitória, capital do Espírito Santo.

CPI da Telefonia

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, deputado João Gonçalves, entregou ao presidente Adriano Galdino o relatório preliminar produzido pelos parlamentares que compõem a Comissão.

Comissão de Recesso

No final da sessão foi divulgada os deputados que vão participar da comissão representativa que vai atuar no recesso parlamentar. A comissão será formada por 12 deputados titulares (Adriano Galdino, Buba Germano, Estela Bezerra, Bosco Carneiro, Anísio Maia, Ricardo Barbosa, Charles Camaraense, Camila Toscano, Renato Gadelha, Tovar, Janduhy Carneiro e Bruno Cunha Lima) e 12 deputados suplentes (Inácio Falcão, Branco Mendes, Hervázio Bezerra, Genival Matias, Gervásio Maia, Frei Anastácio, Galego Sousa, Dinaldinho, Arnaldo Monteiro, Jutay Meneses e Daniella Ribeiro).

Frente das Energias Renováveis

Logo após o término da sessão extraordinária, teve início uma sessão para instalação da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, presidida pelo deputado Renato Gadelha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas