Ano registra 47 ataques a bancos e PM garante reforçar equipe para combater crimes

0
COMPARTILHE

A Polícia Militar da Paraíba está reforçando sua equipe para atuar contra os crimes em instituições bancárias. Este ano o estado já registrou 47 ações violentas contra bancos, sendo 33 explosões, dois assaltos, nove arrombamentos e três tentativas. Para tentar evitar esses atos criminosos a PM já formou quase 50 policiais com especialidade em atuar em operações rurais e de enfrentamento a grupos criminosos que atuam contra instituições financeiras.


Leia mais notícias no Portal Correio

No mês de agosto 18 policiais foram capacitados. Eles foram formados na nova turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (COSAC), que começou em agosto, no município de Pocinhos, a 30 quilômetros de Campina Grande, e terminou nesta semana, após 396 horas/aula. Outros 30 já haviam concluído o curso.

Durante o período de capacitação, os alunos conheceram a doutrina do curso, que apresenta 16 disciplinas práticas e teóricas que vão desde topografia, análise de cenários e identificação de riscos, técnicas de montanhismo, operações helitransportadas, planejamento de operações, e a padronização de procedimentos, para enfrentamento mais qualificado de grupos criminosos.

PMs são formados para combater crimes contra bancos

Foto: PMs são formados para combater crimes contra bancos
Créditos: Divulgação

“Além do treinamento do policial militar para conflitos em ambientes adversos, o diferencial deste curso é a sua parte teórica, que agrega conhecimento para planejamento de ações, elementos psicossociais para entender o Nordeste, estudos da fauna e flora da caatinga, além das técnicas de sobrevivência, tudo isto para maximizar a ação do policial”, disse o capitão Wherick Felício, coordenador do curso e comandante do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC). 

Somente os policiais formados por este curso estão aptos para compor o GEOsAC, que é o responsável pela formação da doutrina de operações rurais na Paraíba, sendo efetivo de pronto-emprego, subordinado diretamente ao comandante geral, e com atuação em todo o estado. 

Segundo o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, a realização deste curso é mais um ganho para segurança pública no combate especializado aos crimes nas áreas rurais e contra instituições financeiras. “Os policiais militares que concluíram o COSAC serão mais uma ferramenta para compor nosso sistema de segurança, buscando enfrentar as modalidades criminosas”, declarou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas