Arsenal de Cartaxo

4
0
COMPARTILHE

O Corregedor do TCE, Fernando Catão sustenta que quanto maior a transparência, menor as possibilidades de malfeitos nas prefeituras. No 5° Relatório da Transparência Pública da Paraíba, que a Corte divulgou ontem, João Pessoa é 1° lugar entre os 223 municípios paraibanos, com nota 9,9. No contraponto está São José do Brejo do Cruz, com 0,5.

Para um prefeito como Luciano Cartaxo, que vai tentar a reeleição contra fortes opositores, é mais do que um bom atestado, é discurso poderoso na conjuntura atual, onde a cada dia a Lava Jato surpreende os brasileiros com novas revelações sobre corrupção.

Cida Ramos, a pré-candidata a prefeita do PSB e do governador Ricardo Coutinho bem que tentou dividir as atenções, anunciando o apoio do vereador Chico do Sindicato, do PTdoB. Mas além do TCE, o calendário de inaugurações de Cartaxo descompensou a seu favor; fez o sorteio público de 776 apartamentos do Residencial Nice de Oliveira, um investimento de R$ 50,4 milhões.

Enquanto os opositores tentam desgastar Cartaxo apontando para atraso na solução da erosão na barreira do Cabo Branco, ele realiza o sonho da casa própria de quem ganha até um salário mínimo – a base da pirâmide social. Com essas, já são 4.650 unidades entregues em três anos e meio. E diz ter mais de três mil que serão concluídas até dezembro.

Conduzido pela secretária Socorro Gadelha, o programa habitacional, assim como o de creches, terá um peso enorme nas chances de reeleição de Cartaxo, pelo valor social, embora a revitalização da Lagoa seja sua obramais vista: são mais de 200 mil pessoas que circulam por dia no Centro da Capital.

Casa é segurança para toda a família, e as unidades que estão sendo entregues têm qualidade e estética dificilmente encontrada em destinadas a essa faixa de renda. No Nice de Oliveira, 155 apartamentos foram adaptados para pessoas com deficiência ou idosas. E tem escola, praça, PSF… Uma pequena cidade. Maior do que Parari, Areia de Baraúnas, Coxixola, Quixaba, Riacho Santo Antonio e São José do Brejo do Cruz, todas com menos de 2.000 habitantes.

A oposição a Cartaxo é muito poderosa e faz zoada, mas ele entrará na guerra eleitoral bem armado. Não pode ser subestimado.

TORPEDO

O que se fala à boca pequena é que essas negociações que ocorrem entre partidos sobre o tempo de TV são proibidas para menores de 18 anos.

Do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, justificando a nova interpretação da Corte para distribuição da propaganda eleitoral.

Nova regra

Quando um deputado saía para partido novo, levava o tempo de propaganda eleitoral. Ontem o TSE decidiu que se só fez “pit stop” no “novo” e mudou para outro, o tempo volta para a sigla pela qual foi eleito.

O que muda

Perde o PMB, que recebeu 22 deputados e só um ficou, e o Rede (menos um). Ganham o PT (tempo de mais três deputados), PROS, PSDC, PV, PMN, PRP e PDT (mais dois), PTC, PRB, PTB, SD, PMDB e PPS (mais um).

Quem perde

O pré-candidato a prefeito Wilson Filho (PTB), que contava com o tempo dos 22 deputados do PMB, somados aos 23 do PTB e um do PTC. Agora fica com 24 do PTB, dois do PTC e um do PMB. Caiu de 46 para 27.

Aplausos

O juiz Breno Wanderley propôs e o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral aprovou votos de aplausos ao juiz Sylvio Pélico Porto Filho pelo trabalho desenvolvido na Ouvidoria da Corte, onde cumpre exitoso 2° mandato.

ZIGUE-ZAGUE

Pesquisa CNI/Ibope mostra o custo dos vacilos de Michel Temer: só 13% avaliam governo como ótimo/bom, ganhando por pouco de Dilma, que saiu com 10%.

Respondendo consulta, o TSE negou autorização paracaptação de doações eleitorais por “crowdfunding”, sistema de financiamento coletivo via internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas