Arthur Chioro encerra em S?o Paulo Semana Mundial de Amamenta??o

4
0
COMPARTILHE

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta sexta-feira (7), durante cerimônia de encerramento da Semana Mundial de Amamentação, que é preciso garantir creches no ambiente de trabalho ou próximo dele, além da implementação de espaços de apoio ao aleitamento materno. “É muito simples e barato de ser implantado e permite à mãe recolher o leite de maneira segura, transportar para sua casa e poder amamentar seu bebê ou doar esse leite e beneficiar bebês de mães que não podem amamentar”.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em 2015, o slogan da campanha é Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos. Padrinhos da campanha, o apresentador Serginho Groisman e sua mulher, Fernanda Vogel Molina Groisman, participaram do evento de reconhecimento das 18 empresas que adotam as propostas do programa Mulher trabalhadora que amamenta.

Na cerimônia, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conversou com Chioro para saber da possibilidade de oficializar, nos editais para contratação de serviços terceirizados, a inclusão da obrigatoriedade do espaço para aleitamento. O ministro informou que o Ministério não tem autonomia para instituir a regra, que teria de tramitar no Congresso Nacional.

Segundo ele, há propostas nesse sentido em tramitação. “O importante é que consigamos envolver o empregador, de modo a garantir que a trabalhadora tenha a informação adequada sobre o prazo de quatro meses para amamentar, e nós consigamos incentivar as empresas privadas a dar os seis meses.”

De acordo com Artur Chioro, apesar de baixo, o número de empresas que aderiram ao espaço de aleitamento materno dobrou, chegando a 200 em todo o Brasil. “Ainda mais se considerarmos que empresas com mais de 30 mulheres acima de 16 anos já assumiram uma série de obrigações de proteção à maternidade e à infância. É um trabalho de conscientização.”

O ministro acrescentou que, com o espaço, as crianças crescem de maneira mais saudável e as mães ficam mais focadas no trabalho, “porque sabem que seus filhos estão se desenvolvendo bem”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas