Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Assembleia Legislativa debate diversidade religiosa em Sess?o Especial

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou na manhã desta sexta-feira (6), um debate para discutir o multiculturalismo e a pluralidade religiosa na Paraíba. O evento contou com a presença de líderes de diversas religiões e representantes de instituições da sociedade civil.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Para o deputado estadual Buba Germano, a realização do debate a respeito da diversidade religiosa é um marco importante no estado. “É uma honra debater a respeito deste tema. Vivemos em um mundo plural e a diversidade religiosa é um tema relevante. Devemos compreender o diferente. A condição humana deve unir as nossas diferenças” observou o parlamentar. Buba lembrou que guerras em todo o mundo são originadas na intolerância religiosa e isso não pode ser admitido. “Os conflitos com bases religiosas são constantes. É estranho e inconcebível que atrocidades sejam acometidas em nome de uma entidade criadora. A discriminação religiosa é um desrespeito e desejo que nossas ações sejam em prol da vida”, concluiu o deputado.

“Em tempos de crise, a tendência de grupos que estão no poder é de serem totalitários, com o intuito de impedir que outros grupos acessem o espaço de bens e de serviços, a prova disso é que no ano passado nós registramos o aumento de 600% nas manifestações de intolerâncias religiosas. Estamos em um momento muito delicado do comportamento humano”, alertou a parlamentar Estela Bezerra.

O evento também contou com a participação da secretária substituta de Ações Afirmativas Federal, Luciana de Souza Ramos, que comentou sobre a intolerância religiosa no país. “A intolerância religiosa é expressão do racismo, além de não ser algo isolado, pode se revelar de diversas formas, inclusive de forma violenta. Ela se dá também quando se criam obstáculos no acesso a políticas públicas”, alertou a secretária.

A sessão especial contou com a presença do deputado estadual Janduhy Carneiro, da secretária de Estado da Mulher e Diversidades Humanas, Gilberta Soares; da representante do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB, Ana Paula Cavalcanti; da fundadora da Política Nacional de Diversidade Religiosa, Marga Stronger; da ex-deputada e secretária executiva da Mulher e Diversidade Humana, Gilma Germano; da presidente da Funda de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) da Paraíba, Sandra Marrocos; além de representantes religiosos e membros da sociedade civil.

Visita da Escola Top Sistema

A Escola Top Sistema de Ensino, do bairro dos Bancários, João Pessoa, participou da audiência pública sobre religião com cerca de 40 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio. Liderados pelo professor de Filosofia Bruno Pontes, os alunos assistiram com atenção os pronunciamentos para, em sala de aula, trabalharem o tema diversidade religiosa.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.