Asteroide vai passar perto da Terra e poderá ser visto em JP; veja dicas de observação

7
0
COMPARTILHE

O segundo maior objeto do Cinturão de asteroides, o Vesta, poderá ser observado no próximo domingo (22) pelas lentes dos telescópios e lunetas do laboratório de astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A atividade acontecerá no anfiteatro da casa, a partir das 17h, com entrada aberta ao público de todas as idades.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O evento contará com a participação e apoio da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O professor de Astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, explicou que o evento ocorre no momento em que o asteroide se encontrará em oposição ao sol. “Estará em sua máxima aproximação da Terra, com um brilho próximo ao limite de visibilidade da visão noturna em ambientes de muita escuridão”, comentou.

O professor Marcos Jerônimo lembra ainda que no mesmo dia haverá também observação do planeta Vênus (Estrela D’Alva) em fase minguante, semelhante à Lua.


Sobre
– O asteroide Vesta tem 572 x 557 x 446 de quilômetros, sendo menor que o asteroide Pallas. Se situa a uma distância média de 353 milhões de quilômetros do Sol e demora cerca de 3,63 anos a completar uma volta nele. Já em termos de rotação, demora cerca de 5,3 horas a completar uma volta sobre o seu próprio eixo.

Sobre o Vesta, o escritor Patrick Francisco, do site Astronomia, descreveu que é um asteroide pertencente à Cintura de asteroides, localizado entre a órbita do planeta Marte e Júpiter, sendo considerado um protoplaneta. Foi descoberto pelo astrônomo alemão Heinrich Olbers em 29 de Março de 1807 e, inicialmente, foi considerado como planeta, porém alguma década depois passou a ser classificado como asteroide.

Franscisco Patrick comenta ainda que uma das características de Vesta é a existência de uma cratera no seu polo sul. No seu site, ele afirma que este asteroide já foi visitado por uma sonda espacial, que permitiu conhecer muito mais sobre o interessante objeto celeste. Trata-se da sonda espacial Dawn, que em 16 de Julho de 2011 entrou em órbita ao redor de Vesta.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas