Até que enfim, a água virá

0
COMPARTILHE

Até que enfim, está perto de acabar a longa espera de quase 200 anos dos paraibanos pela tão sonhada água do São Francisco, o grande rio 100% brasileiro. A entrada dos primeiros milhares de litros de água em solo paraibano está prevista para o próximo sábado, desde que o imperador Dom Pedro II aventou a possibilidade de vender a última joia da Coroa para não deixar mais que nordestinos morressem de sede por falta de chuva.

Nesse tempo todo de espera pela transposição, houve milhares de mortes de seres humanos. Milhões de mortes de bovinos, sem falar em outros animais. Houve promessas e mais promessas, até que houve uma decisão política que, mesmo cheia de falhas, possibilitou que a obra fosse iniciada por cima de pau e pedra. Não adiantaram as chantagens de um bispo na Bahia. Não adiantaram as manifestações contrárias em Sergipe e Alagoas.

Quem vai inaugurar a obra é o presidente Michel Temer. Mas quem passou por cima de tudo e mandou fazê-la foi Lula. O fato é que a água vai chegar e proporcionar uma garantia hídrica à população que depende do açude Epitácio Pessoa. Essa briga besta de quem fez ou não fez não vale nada. O que vale é a água nas torneiras. O povo não está querendo saber quem é o pai, a mãe ou os avós da obra. O povo quer água boa nas torneiras. Isso é o que interessa. Agora, o Governo Temer deveria tomar a iniciativa de determinar a interligação do São Francisco com o Tocantins e o Araguaia. Só assim, a garantia hídrica seria 100% segura.

Trabalhando 1

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, disse ontem ao Correio Debate que a chegada das águas da transposição do São Francisco está próxima de acontecer. Disse que tão logo soube do problema na sexta-feira, pediu providências imediatas. O certo é que foi feito um paliativo. Até sábado é que se terá a certeza.

Trabalhando 2

O senador Cássio Cunha Lima esteve em Sertânia e Monteiro. Em entrevista ao Correio Debate (CorreioSat), o tucano disse que o Governo tem trabalho para que no dia 11, a água chegue.

Trabalhando 3

Cássio disse que o presidente Michel Temer, em contato com o ministro Hélder Barbalho, ainda na manhã de ontem, confirmou a inauguração do Eixo Leste. Esperemos.

Vistoria

O vereador-presidente Marcos Vinícius passou o dia vistoriando a finalização das obras na Câmara da Capital, que abre o ano legislativo hoje com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O retorno

Com a reforma, o cidadão que visitar a Casa Napoleão Laureano terá acesso gratuito a internet. A reabertura acontece com quase dois meses de atraso.

Homenagem

O senador Cássio Cunha Lima será homenageado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, hoje, durante o Fórum sobre Envelhecimento e Políticas Públicas de Atenção à Saúde na Alta Complexidade Cardiovascular, que ocorrerá em Brasília. O cardiologista paraibana Marcelo Queiroga coordena o evento.

Emancipação

O município de Cruz do Espírito Santo comemora hoje 121 anos de emancipação política. O programa Correio da Manhã, com Samuka Duarte e Bruno Pereira será apresentado ao vivo da cidade.

Experiência

Ex-superintendente Regional do Trabalho, o auditor Einstein Almeida está à frente da Secretaria de Administração na gestão de Márcia Lucena.

Centro e título

O presidente do TRF5, desembargador Rogério Fialho, instala na próxima quinta-feira, o Centro de Conciliação da Justiça Federal de Juazeiro do Norte. No mesmo dia, receberá o título de cidadão.

Dia das mulheres

Verificação de PA, glicemia, atividades físicas marcam homenagem às mulheres, hoje, as 8h, na Asplan, presidida por Murilo Paraíso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas