Bancos gregos permanecem fechados at? sexta-feira

9
0
COMPARTILHE

Os bancos gregos vão continuar fechados até pelo menos sexta-feira (17), segundo novo decreto publicado pelo Ministério das Finanças grego. O decreto também amplia as operações bancárias que podem ser realizadas nas unidades abertas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O novo decreto mantém o limite para saque nos caixas eletrônicos em 60 euros por dia e em 120 euros o valor máximo para pensionistas que só têm cartão.

Os cerca de mil bancos que operavam parcialmente, para pagamento de pensões e subsídios de desemprego, passam agora com o decreto, a ter autorização para gerir o pagamento de cotas e créditos de todo tipo, como por exemplo dívidas ao Estado ou a empresas públicas, aos fundos de pensões estatais ou a seguros privados.

As sucursais abertas também poderão fazer transferências em uma mesma rede bancária. Todas estas operações podiam ser efetuadas anteriormente, apenas pela Internet.

Todas as outras limitações, incluindo a proibição de todas as transferências para o exterior que não forem autorizadas por uma comissão especial, circunscritas a operações comerciais de primeira necessidade, mantêm-se inalteradas com o referido decreto.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, adiantou na última noite, em uma entrevista à televisão pública grega que os bancos previsivelmente iriam permanecer fechados até que o acordo para o terceiro resgate fosse ratificado, mas prevendo até lá uma ampliação das operações permitidas e um aumento dos limites de retirada de dinheiro dos caixas eletrônicos.

Tsipras também afirmou que o levantamento do controle de capitais será “progressivo”, alegando que depois de uma perda de confiança os bancos não podem abrir imediatamente.

O controle de capitais está em vigor há 17 dias (desde 29 de junho).

As filas nos caixas eletrônicos já não são tão longas como nos primeiros dias, pelo menos nos grandes centros urbanos, onde existe um maior número de máquinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas