Banc?rios anunciam campanha salarial na Para?ba e pedem 16% de aumento

5
0
COMPARTILHE

Os bancários lançam nesta quinta-feira (13) a campanha salarial 2015 da categoria, às 9h30, em frente à agência do Banco do Brasil, na Praça 1817, Centro de João Pessoa. O Sindicato dos Bancários ainda não fala em greve.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os profissionais reclamam de assédios no trabalho, pedem garantia de empregos e condições de trabalho, além do reajuste salarial de 16% (inflação mais 5,7% de aumento real). Entre os principais pontos da pauta estão a inclusão de artigo sobre garantia dos empregos e a ratificação do Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas. Outro item importante é a determinação de no mínimo 15 funcionários por agência bancária, dos quais pelo menos dois caixas.

Os trabalhadores esperam ainda a redução da jornada de trabalho para cinco horas diárias e 25 horas semanais, com intervalo de 15 minutos para descanso; condicionamento da ampliação do período de atendimento ao público à criação de outros turnos de trabalho; proibição de funcionamento de agências, inclusive das de negócios, aos sábados, domingos e feriados.

Os bancários também são desfavoráveis à terceirização em setores do ramo financeiro.

“Os lucros imensos, principalmente dos bancos privados, vão de encontro aos cortes de mais de 6 mil postos de trabalho entre junho de 2014 e junho de 2015, e a exploração de funcionários. Esta será uma das bandeiras da nossa luta este ano durante a Campanha Nacional”, afirma Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Paraíba (Sintrafi-PB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas