Ber?o da Capital, Centro Hist?rico ? palco de manifesta??es culturais

4
0
COMPARTILHE

O projeto ‘Varadouro Cultural’ faz homenagens ao Centro Histórico de João Pessoa, tombado pelo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN, à beira do Rio Sanhauá. Lá, são desenvolvidas atividades culturais que buscam valorizar um dos espaços mais antigos do Brasil.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O ‘Varadouro Cultural’ é um movimento social da cultura que se organiza através de uma rede de espaços, agentes culturais e iniciativas criativas com foco de atuação num mesmo recorte territorial: o Centro Histórico da capital paraibana. Para além da homenagem ao bairro mais antigo da cidade – o Varadouro – o movimento abrange também outros bairros e comunidades ao seu entorno, como Porto do Capim, Roger e Centro.

Compõem o cenário criativo da rede: coletivos, associações, produtoras, pequenos empreendimentos, casas de espetáculos, estúdios, agentes e artistas independentes, entre outros grupos mobilizados em torno dos setores cultural e criativo; que interagem com vínculos de produção e cooperação na construção coletiva de um desenvolvimento socioeconômico humanizado e sustentável do território, colocando a cultura como eixo central e a criatividade como principal insumo.

Em 2012 a rede foi reconhecida e premiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Secretaria de Economia Criativa com o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – Categoria Modelos de Gestão.

As principais atividades realizadas pelos agentes, espaços e grupos conectados a essa rede são mostras, festivais, shows e exposições artísticas, oficinas e debates de formação em diversas áreas do conhecimento e ações sociais com as comunidades do entorno (Porto do Capim e Róger), compondo um Circuito Cultural efervescente durante todo o ano no Centro Histórico de João Pessoa, graças ao trabalho colaborativo de todos que compõem o Varadouro Cultural.

O objetivo do projeto é dar visibilidade e potencializar a produção cultural que já acontece no território com foco local, na cultura popular e na cultura independente produzida por micro e pequenos empreendedores e pelos moradores da região.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD, com um um pouco do Centro Histórico de João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas