Ber?o da Capital, Centro Hist?rico ? palco de manifesta??es culturais

COMPARTILHE

O projeto ‘Varadouro Cultural’ faz homenagens ao Centro Histórico de João Pessoa, tombado pelo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN, à beira do Rio Sanhauá. Lá, são desenvolvidas atividades culturais que buscam valorizar um dos espaços mais antigos do Brasil.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O ‘Varadouro Cultural’ é um movimento social da cultura que se organiza através de uma rede de espaços, agentes culturais e iniciativas criativas com foco de atuação num mesmo recorte territorial: o Centro Histórico da capital paraibana. Para além da homenagem ao bairro mais antigo da cidade – o Varadouro – o movimento abrange também outros bairros e comunidades ao seu entorno, como Porto do Capim, Roger e Centro.

Compõem o cenário criativo da rede: coletivos, associações, produtoras, pequenos empreendimentos, casas de espetáculos, estúdios, agentes e artistas independentes, entre outros grupos mobilizados em torno dos setores cultural e criativo; que interagem com vínculos de produção e cooperação na construção coletiva de um desenvolvimento socioeconômico humanizado e sustentável do território, colocando a cultura como eixo central e a criatividade como principal insumo.

Em 2012 a rede foi reconhecida e premiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Secretaria de Economia Criativa com o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – Categoria Modelos de Gestão.

As principais atividades realizadas pelos agentes, espaços e grupos conectados a essa rede são mostras, festivais, shows e exposições artísticas, oficinas e debates de formação em diversas áreas do conhecimento e ações sociais com as comunidades do entorno (Porto do Capim e Róger), compondo um Circuito Cultural efervescente durante todo o ano no Centro Histórico de João Pessoa, graças ao trabalho colaborativo de todos que compõem o Varadouro Cultural.

O objetivo do projeto é dar visibilidade e potencializar a produção cultural que já acontece no território com foco local, na cultura popular e na cultura independente produzida por micro e pequenos empreendedores e pelos moradores da região.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD, com um um pouco do Centro Histórico de João Pessoa.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas