Bombeiros fazem demonstração de salvamento veicular e orientam população

5
0
COMPARTILHE

Na manhã desta segunda-feira (4) no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, houve uma simulação de salvamento de cinco pessoas, vítimas de uma colisão entre dois veículos. A demonstração foi feita por cerca de 30 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), dentro da programação do Dia Nacional do Bombeiro Militar, que transcorreu no último sábado (2).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na situação hipotética, foi deslocado para atender às vítimas o trem de socorro dos bombeiros, que é composto por uma equipe de atendimento pré-hospitalar, uma de combate a incêndio e uma de busca e salvamento. As equipes do CBMPB são empregadas simultaneamente quando há ocorrências mais complexas, que exigem a atuação de vários bombeiros especializados ao mesmo tempo.

O comandante do 1º Batalhão e responsável pelo simulado, o tenente coronel Jean Benício, descreveu os procedimentos adotados pela corporação em casos como esse, envolvendo múltiplas vítimas em estados distintos. Do total de ocupantes dos dois veículos que colidiram, dois foram arremessados para fora, por não estarem com o cinto de segurança, uma ficou presa nas ferragens e mais duas ficaram gravemente feridas. “Nessa situação, fazemos o isolamento da cena e a estabilização do veículo, para garantir a segurança das vítimas e então iniciarmos os atendimentos de forma simultânea”, contou.

Segundo o tenente coronel, durante a simulação, os bombeiros também deram orientações sobre direção segura e atitude preventiva no trânsito. “A prevenção é a melhor forma de salvar vidas, por isso enfatizamos que todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança, utilizar os equipamentos para crianças como cadeirinhas; além de respeitar os limites de velocidade da via e a sinalização de trânsito e nunca dirigir sob efeito de álcool”, recomendou.

Dados

Conforme os dados da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, em todo o ano de 2015 foram registrados 2.882 atendimentos de acidentes de trânsito, sendo 62 com vítimas fatais, 2.731 com vítimas não fatais e 89 sem vítimas. Levando em conta apenas o período de janeiro a maio, os bombeiros foram acionados para 1.189 ocorrências desse tipo, 84 a menos do que o registrado no mesmo período de 2016, que foi de 1.273 casos.

Leia
mais notícias
em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no
Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar
informações à Redação
do Portal Correio pelo
WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas