Brasileiro de Kart chega ao fim da primeira fase; conheça os vencedores

8
0
COMPARTILHE

Terminou nesse sábado (16), a primeira fase do 51º Campeonato Brasileiro de Kart no Circuito Internacional Paladino, no município de Conde, Litoral Sul estado. A Paraíba nunca viu tantas emoções na sua história de automobilismo. O Estado estava há quase 10 anos sem kartódromo e o Paladino trouxe de volta a adrenalina do kart ao Estado, com uma competição nacional, o prêmio FIA Americas e uma classificatória para a FIA/Nacam-Codasur.

Leia mais notícias de Esporte do Portal Correio

Os resultados seguiram as tendências da semana. O dia começou com a final da categoria Júnior Menor, com Kiko Porto chegando ao pódio com muita emoção da sua torcida. O pernambucano manteve-se na ponta durante toda a corrida e já perto do fim sofreu ainda mais pressão de Ricardo Filho (SP) que ficou em 2º. Em terceiro no pódio foi o sergipano Guilherme Figueiredo, seguido de Matheus Morgatto (MA) e Nicolas Fabris (SP).

Na Júnior, muitas punições por atitude antidesportiva e uma bandeira vermelha (que interrompe a prova devido a acidente na pista). Após a pausa, Vinícius Ponce (PE) tirou a diferença de Diego Ramos (SP) que estava na frente com folga até então e conseguiu o pódio, seguido de Gianluca Petecof (SP). Na sequência, Diego Ramos, Lucas Carvalho (RJ) e Ricardo Medeiros (DF).

“Foi bem disputado, desde a primeira volta. Com a bandeira vermelha, consegui melhorar minha distância de Diego Ramos e chegar na frente”, comenta Ponce. Victor Schoma foi desclassificado da prova e Thiago Lopez e Enzo Elias, que vinham bem nas classificatórias, ficaram em 10º e 14º respectivamente. Com o título da Júnior, Ponce garantiu lugar no pódio da FIA/Nacam-Codasur. A categoria foi uma classificatória para a competição que acontece no fim de 2016 no México com pilotos das Américas.

A classe Cadete trouxe disputas técnicas para os pilotos e Gabriel Gomez (SC) conquistou a vitória. O piloto galgou seu lugar no topo do pódio deixando para trás João Victor Camargo (SP), Lucas Staico (MG), Mayke Naderer (SC) e José Siqueira (RJ). Naderer, mesmo penalizado e perdendo colocações, conseguiu se recuperar e garantir um troféu.

Fabrício Filho (PE) deixou sua grande torcida de coração na mão na categoria Mirim. Depois de perder posições no início, dominou toda a prova. Nas últimas voltas, a disputa ficou acirrada com Felipe Falk que ultrapassou Fabrício. Foi nos últimos segundos que o pernambucano se recuperou trazendo um dos momentos mais emocionantes do dia com a conquista do pódio. Falk ficou em segundo, Enzo Bedani (SP) em terceiro, Gabriel Moura (SC) em quarto e Waldir Neto (MT) em quinto.

A categoria mais rápida do dia foi também a mais complexa. Marcel Della Coletta garantiu a ponta na Sudam e saiu mantendo a posição, mas com quatro voltas foi ultrapassado por Olin Galli (RJ). Coletta recuperou, mas foi penalizado com 10 segundos por atitude antidesportiva. Apesar de comemorar a vitória e até fazer a volta de comemoração, Coletta perdeu a vitória para Pedro Goulart (RS), que havia terminado em 2º, pois não recuperou os 10 segundos de punição, terminando em nono na colocação final. Com Goulart em primeiro, Eduardo Oliveira (SP) conquistou o segundo lugar, seguido de Murilo Della Coletta (SP) Bruno Bertoncello (GO) e Sérgio Crispim Filho (PB). O piloto paladino, depois de uma semana de problemas no kart, conseguiu se recuperar e chegou ao pódio com as mudanças finais. Pedro Goulart agora vai disputar uma temporada da F-3 gratuitamente, como prêmio especial da categoria Sudam.

Na F4 Graduados confirmou-se o favoritismo de Marcus Borges (CE), que garantiu a vitória. Ele garantiu a pole de ponta a ponta, com a disputa intensa ficando entre Gabriel Cabral (BA) e Roberto Wuthstrach (SC), segundo e terceiro lugares respectivamente. Rodrigo Tavares ficou em quarto e Pedro Lima em quinto.

Abel Reigada (SP) conquistou o bicampeonato brasileiro na F4 Sênior, seguido de Luciano Silva (PR), Rodrigo Ferreira (SC), Luciano Yukio (PR) e Breno Lima (MG). “A pista mudou demais, pegou todo mundo de surpresa, agarrando mais do que a gente imaginava. Mas, mesmo assim, a gente foi no sangue e conseguimos manter a diferença para o segundo pelotão”, comentou Reigada.

Na categoria F4 Super Sênior, que correu junto da Sênior, o vencedor foi Luiz Pinheiro (MG), com Valdemiro Oliveira (BA), Valdeci Dias (DF), Julio Cesar (BA) e João Pinheiro (DF).

Para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, a avaliação final da primeira fase do brasileiro foi extremamente positiva. “O automobilismo brasileiro ganhou um presente com esse kartódromo. Estou muito feliz de ter trazido o campeonato pra cá. Valeu a pena”, comentou ao final dos pódios.

O 51º Campeonato Brasileiro de Kart continua a partir da próxima terça no Circuito Paladino e vai até o dia 23. Nesta segunda fase, correm as classes Novato (Pilotos que começam no kart com 14 anos ou mais), Graduado (Promovidos da Júnior ou Novato), Sênior “B” (Pilotos que começam no kart com 25 anos ou mais); Sênior “A” (Promovidos da Sênior “B”); Super Sênior (Pilotos com 40 anos ou mais) e Shifter (Karts com Marcha – Aberta a pilotos com 14 anos ou mais).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br,
siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas