Cadastro para ter conversor digital de TV será em fevereiro

Desligamento do sinal analógico de TV e consequente conversão para formato digital em todo o país está previsto para ocorrer até 2023

6546
COMPARTILHE

João Pessoa e Cabedelo são os primeiros municípios paraibanos a aderir ao Projeto Seja Digital, que vai distribuir conversores digitais de TV, gratuitamente, à população de baixa renda. O desligamento do sinal analógico de TV e consequente conversão para formato digital em todo o país está previsto para ocorrer até 2023. Nas duas cidades, o sinal vai ser desativado em maio.

Veja também: Sinal de TV analógica em JP acaba em maio de 2018

O cadastro das famílias a serem beneficiadas com o conversor deve começar em fevereiro. A lista de beneficiários dos kits conversores é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Para saber se seu nome está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado na região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Na Paraíba, 13 municípios (Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Conde, Marcação, Riachão do Poço, Cruz do espírito santo, Sobrado, Mari e Sapé) terão o desligamento do sinal analógico a partir de 30 de maio. Nessas localidades, os usuários só poderão acessar o sinal de TV aberta com o conversor digital integrado ou com aparelho de TV que já disponha desse recurso.

“Cabe aos municípios devidamente cooperados, através do cadastro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em quaisquer dos programas e convênios, como Cras, Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, entre outros, operacionalizar o agendamento das famílias a serem contempladas. Este agendamento terá início na primeira semana de fevereiro deste ano, e já no final do mês as remessas dos equipamentos começarão a ser feitas”, explica Estela.

Seja Digital

O processo de conversão da TV Analógica para Digital vai ser acompanhado pela Associação dos Administradores do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). Um acordo de cooperação que visa sensibilizar os setores para ajudarem as pessoas carentes nesse processo de transição entre os sistemas de transmissão analógico e digital.

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do governo federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.

As pessoas interessadas em serem atendidas pelo programa também podem fazer contato gratuitamente pelo número 147, ou através do site www.sejadigital.com.br, onde constam todos os detalhes e informações para agendamento.

Entre os muitos benefícios trazidos pela tecnologia digital para TV está liberação de 700 MegaHertz que serão utilizados na ampliação da rede 4G da internet, tornando bem mais rápido o sinal para quem a usa.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas