Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Cagepa diz que houve redu??o de 18,57% na vaz?o de Boqueir?o ap?s o racionamento

Um mês e meio após o início do racionamento em Campina Grande e mais oito cidades e dois distritos abastecidos pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou nesta quarta-feira (28) que houve redução de 18,57% na vazão do manancial em relação ao mês anterior.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em um mês de racionamento, a Cagepa deixou de retirar 511 mil m³ de água, uma economia necessária para, gradativamente, tentar conter a queda no volume do Boqueirão. Os dados de janeiro estão sendo compilados e devem ser divulgados no início de fevereiro.

Desde o dia 6 de dezembro, o racionamento está sendo executado das 17h de cada sábado e encerrado às 5h das segundas-feiras. A medida faz parte do plano de contingência da Cagepa, elaborado a partir de pedido do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Campina Grande. O documento relaciona 13 ações que estão sendo tomadas desde o início de 2013 e agora serão intensificadas pela Companhia para evitar desperdício e incentivar o uso consciente e racional da água na região.

Juntamente com equipes do Ministério Público e representantes da Câmara Municipal de Campina Grande, da Assembleia Legislativa, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e da Agência Nacional das Águas (ANA), durante dois anos a Cagepa monitorou o açude Boqueirão e ficou estabelecido que quando o manancial atingisse o nível de 100 milhões de m³, seria iniciado o processo de racionamento.

O Açude Epitácio Pessoa abastece a região através de dois sistemas: o sistema integrado de Campina Grande – que abrange os municípios de Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova e os distritos de São José da Mata e Galante – e o sistema adutor do Cariri – que abrange os municípios de Boqueirão, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o Distrito de Seridó. O sistema do Cariri não entra no racionamento, apenas nas outras ações do plano de contingência.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.