Cagepa suspende racionamento em oito cidades e faz novo sistema de captação

170
0
COMPARTILHE

O racionamento vai ser suspenso nos municípios de Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Cajazeirinhas, Vista Serrana, Paulista, Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz, todos localizados no Sertão do estado. O anúncio feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) começa a valer neste fim de semana e decorre das chuvas registradas na região nos últimos dias, que contribuíram para recarga nos açudes Coremas e Mãe d’Água. A companhia também confirmou que está instalando um sistema de captação de água da transposição para levar água até a adutora do Congo.


Leia mais Notícias no Portal Correio

Ao Portal Correio, a Cagepa afirmou que o racionamento será suspenso temporariamente a partir deste fim de semana e os municípios voltarão a receber água nas torneiras normalmente.

De acordo com dados da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), atualmente, o açude de Coremas tem 3,4% de sua capacidade total, ou 20 milhões de metros cúbicos (m³) do total de 591,6 milhões de m³ que ele pode armazenar.

Já o açude de Mãe d’Água está com 4,3% de sua capacidade, ou 24,5 milhões de m³ do total de 567,9 milhões de m³ que ele pode armazenar.

Chuvas na região

Ainda segundo a Aesa, nos últimos cinco dias, São Bento registrou 79,2 milímetros (mm) de chuva; Brejo do Cruz, 62,9 mm; Belém do Brejo do Cruz, 59,2 mm; Pombal, 44,2 mm; Paulista, 24,5 mm; Coremas, 18 mm; Cajazeirinhas, 16,9 mm; Catolé do Rocha, 7,2 mm; Vista Serrana, 6,5 mm; e Mãe d’Água, 5,9 mm.

Captação da transposição

Ainda segundo a Cagepa, a empresa está instalando um sistema de captação da água da transposição do São Francisco no leito do Rio Paraíba para levar água até a adutora do Congo.

Segundo a companhia, um poço também vai ser construído na obra, além da instalação de comandos elétricos e de automação. A previsão é de que a obra seja entregue em abril.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas