‘Caminho de rato’

8
0
COMPARTILHE

O caminho dentro da política para as mulheres ainda está igual a “caminho de rato”, linguagem popular para o termo ‘desigual’, mas a cada eleição é possível observar que elas estão chegando e com mais força, não só aos mandatos, mas também a lugares de destaque nas composições das Prefeituras e das Câmaras Municipais. É certo e sabido que, este ano, tivemos uma redução no número de prefeitas eleitas, mas a representatividade ainda continua regular na Paraíba. Estaria melhor, se os partidos comprassem essa briga por espaços mais igualitários nas campanhas.

Voltando… O destaque das mulheres é o que chama a atenção para a próxima legislatura, principalmente nas Câmaras de João Pessoa e Campina Grande. Na Capital, a vereadora Raíssa Lacerda ocupará o principal cargo da Mesa Diretora, depois do presidente. Ela será a primeira-secretária da Mesa, encabeçada pelo vereador tucano Marcos Vinícius, que registrou chapa única a presidente.

Na Rainha da Borborema, a vereadora Ivonete Ludgério ocupará o cargo de presidente do Legislativo municipal. Caberá a ela comandar a Casa composta por mais 20 parlamentares. Essas ocupações, apesar de parecerem mínimas, renova a esperança em uma política mais democrática. Mas, a tarefa da mudança não é simples porque como costumo dizer: “o céu não é perto”. No Mapa ‘Mulheres na Política 2015’, apresentado pela ONU no ano passado, o Brasil ocupa uma das últimas posições na lista de 188 países pesquisados quanto à participação feminina nos Parlamentos.

Meritrocacia em Bayeux

Administração pública profissionalizada através dos conceitos da iniciativa privada. Essa é uma das principais metas do prefeito diplomado de Bayeux, Berg Lima, que adotou a meritocracia para preencher cargos estratégicos, critério por ele considerado determinante na geração de resultados positivos de gestão.

Atendimento

Chico do Sindicato (PT do B) encerra o primeiro mandato como um dos parlamentares mais atuantes da Câmara Municipal de João Pessoa. O bom atendimento ao eleitor no gabinete é uma de suas marcas.

Consultas

Outro vereador que se destaca no atendimento no gabinete (e fora) é Luís Flávio (PSDB). Por ser médico, muitos eleitores o procuram para consultas.

Hospital da UFCG

Futura secretária de Saúde de Cajazeiras, a médica Paula Francinete, deve celebrar convênio com o Hospital Universitário Júlio Bandeira, da UFCG, para ampliar e melhorar o atendimento na região.

Possivelmente

É provável que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) chame o vereador Durval Ferreira (PP) para ocupar um cargo na gestão municipal em 2017.

Prioridade

Uma das duas maiores obras do Governo – a outra são as estradas -, o canal A cauã-Araçagi é tido como prioridade zero do governador Ricardo Coutinho, depois da entrega do Viaduto do Geisel, nestes últimos dois anos de gestão. A conclusão poderá influenciar até a opção eleitoral do socialista.

Secretariado

Por falar em Ricardo, não fique insistindo em perguntas sobre reforma e novo secretariado, que não vai adiantar. E, se o interlocutor ainda por cima citar nomes, aí sim, melhor se preparar uma resposta bem curta.

Unanimidade

O vereador Marcos Vinícius (PSDB) será eleito presidente da Câmara da Capital, dia 1º, por unanimidade, depois que Durval Ferreira desistiu.

Saúde em JP

Na Câmara de João Pessoa, o mandato do vereador Tanilson Soares (PSB) será voltado para a defesa da área de saúde, sem esquecer problemas existentes na educação, na infraestrutura e na geração de empregos.

Começou a chover

Mesmo vereador em João Pessoa, Tanilson se preocupa com a seca. “Mas graças a Deus, começou a chover. Espero que continue chovendo”, disse.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas