Campanha com grafitagem em JP chama aten??o sobre a Lei Nacional Antifumo

13
COMPARTILHE

Chamar a atenção da população sobre a Lei Nacional Antifumo. Esse é o objetivo de uma campanha que vai ser aberta com uma grafitagem, na próxima quinta-feira (29), em João Pessoa. A atividade prossegue até a sexta-feira (30), das 8h às 11 horas, no Ponto de Cem Réis, onde serão oferecidos diversos serviços de saúde. O trabalho vai ser realizado em todo país, pela Organização não Governamental Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a programação, no dia 29, a partir das 15h, será feita a grafitagem alusiva ao tema, nos muros do Terminal de Integração e da sede da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

No dia 30, no Ponto de Cem Réis, serão oferecidos vários serviços, entre eles o teste que estima o grau de dependência de nicotina; além de apoio psicológico ao fumante; orientação sobre tabagismo; distribuição de material educativo e divulgação dos locais de atendimento para o tratamento do fumante.

Para a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíves, da SES, Gerlane Carvalho, o evento vem fortalecer um trabalho já realizado pelo Núcleo. “Nós já trabalhávamos com base na Lei Estadual Antifumo. Agora, a Lei Nacional vem consolidar a luta na conscientização da população, por meio da prevenção e do tratamento ao fumante”, explicou.

O pneumologista e coordenador do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba, Sebastião Costa, alerta para uma questão preocupante: o fumante passivo. “É preciso que o fumante passivo tenha a consciência de que ele também pode adoecer de câncer de pulmão. De cada 100 pessoas com a doença, 90 são fumantes ativos e, entre os 10 restantes, quatro são fumantes passivos”, pontuou.

A Lei Nacional Antifumo proíbe o fumo em ambientes fechados, de uso coletivo, ou parcialmente fechados. Não existem níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro, por isso fumódromos não são mais permitidos.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas