Campina Grande ganha novos equipamentos de segurança no trânsito

0
COMPARTILHE

Campina Grande deve contar com novos equipamentos para monitoramento eletrônico de velocidade e avanço de semáforo, a partir desta quinta (2). As novidades tem como objetivo prevenir e reduzir os índices de acidentes na cidade. Os equipamentos estarão instalados nas Avenidas Manoel Tavares; Assis Chateaubriand; Floriano Peixoto; Portugal, e nos cruzamentos da Av. Assis Chateaubriand com Rua Pedro Leal; Siqueira Campos com Rodrigues Alves; Severino Bezerra Cabral com Raimundo Nonato, e Severino Ribeiro Cruz com Miguel Couto.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os procedimentos começaram pelo preparo das vias e colocação de postes metálicos de energia para a posterior instalação da estrutura que deve ocorrer nos próximos dias. Os equipamentos estarão registrando a passagem dos veículos e multarão os motoristas que excederem o limite máximo de 50 km permitido nas vias. Depois de instalados, os equipamentos serão aferidos pelo Inmetro.

Lombadas

As lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Elas possuem funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético a laser, que contém os transmissores e receptores da lombada.

Os equipamentos possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar o laser do equipamento.

Segundo a STTP, caso o condutor em questão exceder o limite de velocidade vigente na via, o sistema do dispositivo maquinalmente registra a imagem do automóvel infrator através de um foto sensor, também ligada a um microcomputador, que possui uma base de dados conectada a companhia de engenharia de tráfico operante no local. O sistema secundário remete para o sistema central as comunicações da infração, que avisa o motorista e aplica a penalização prevista em lei.

Avanços de Semáforos

Os detectores de avanço têm como principal objetivo contribuir para a redução do número de acidentes fatais e não fatais nos cruzamentos, bem como o grau de severidade destes. Para instalação dos dispositivos foram considerados os cruzamentos que apresentam elevados índices de acidentes de trânsito, onde os riscos aos usuários se mostram iminentes, sobretudo em função do desrespeito às fases vermelhas dos semáforos por parte de alguns condutores.

O sistema é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho ou estaciona sobre faixa destinada a pedestre. Se o foco estiver amarelo, o detector não é acionado. O motorista deve dar passagem aos veículos em situação de emergência normalmente. O sistema possui recursos que permitem a interpretação de todo o contexto do local fiscalizado. Os detectores não fiscalizam entre 0 hora às 5h da manhã. Nesse período os equipamentos operam apenas para efeito de controle estatístico e avaliação da segurança do trânsito no local instalado.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas