Cartaxo reúne 19 prefeitos paraibanos durante evento e já fala em projeto estadual

10
0
COMPARTILHE

Embora venha repetindo várias vezes que não está pensando em 2018 e que seu foco é na administração da prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) promoveu um evento, nesta quinta-feira (23), que contradiz esse discurso. O gestor reuniu 19 prefeitos paraibanos durante o “Encontro de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável”, realizado pela Prefeitura Municipal (PMJP), e e já fez promessas ampliadas para todo o Estado. Ele garantiu que vai ampliar o acesso a pequenos produtores rurais de todas as regiões da Paraíba. O presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, já avisou que vai defender o nome de Cartaxo para o próximo pleito, segundo o Correio Online.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Participaram do encontro na Cecaf, prefeitas e prefeitos, vereadores e gestores de Baía da Traição, Cabedelo, Capim, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Mamanguape, Mari, Mataraca, Riachão do Poço, Rio Tinto, Sapé, Sobrado, Lucena, Jacaraú, Pedro Régis, Marcação e Santa Rita.

O projeto de Cartaxo é fazer com que, além da Mata Norte e Sul da Paraíba, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) chegue também ao Planalto da Borborema, Vale do Paraíba e o Sertão. O que revela que o prefeito pessoense já volta seu olhar para todas as regiões paraibanas de olho numa possível candidatura ao governo no próximo ano. A Cecaf atende, por meio de parcerias com associações e cooperativas, 28 municípios paraibanos

“João Pessoa tem sido parceira da agricultura familiar e promovido o desenvolvimento sustentável. Vamos ampliar este trabalho, que rende frutos não apenas para a pequena e o pequeno agricultor, com a geração de renda, mas também para a população, que pode adquirir produtos saudáveis, com economia, pois a compra é feita diretamente ao produtor”, afirmou Luciano.

Organizado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte Paraibana, em parceria com a PMJP, o encontro reuniu os gestores dos 19 municípios do Estado na própria Cecaf, no bairro do José Américo, em João Pessoa. Hoje, a Central de Comercialização tem 180 pequenos produtores cadastrados e proporciona a venda de mais de 50 toneladas de alimentos por mês. Só nos dois primeiros meses de 2017, o volume comercializado foi de aproximadamente R$ 300 mil.

“A presença dos gestores que hoje já integram o projeto é importante para que eles possam ver de perto o impacto que ele tem sobre a vida do pequeno produtor rural. Eles, com certeza, saem daqui muito mais estimulados a apoiar a agricultura familiar de seu município”, afirmou Luciano.

O prefeito adiantou que já está sendo feito um levantamento com o perfil da produção agrícola de todos os territórios da Paraíba, para atrair a presença de produtores de todo o Estado. “Para isto, será muito importante a parceria com as prefeituras municipais e com associações ligadas à agricultura familiar. Com esta iniciativa, fortalecemos a economia de João Pessoa e dos municípios envolvidos, pois o lucro obtido pelo produtor com certeza é investido em sua própria cidade”, observa o prefeito Luciano Cartaxo.

Rômulo defende Cartaxo para governo

O presidente estadual do PSD, deputado federal Rômulo Gouveia, disse que vai trabalhar o máximo para que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do mesmo partido, seja o candidato do grupo das oposições ao governo do Estado na eleição de 2018.

“No que depender de mim, Luciano (Cartaxo) será o candidato do grupo, mas dentro da aliança formada na eleição para prefeito entre o PSDB, PMDB, PSD, PP e outros partidos ficou acordado que o nome do candidato ao governo só seria definido no ano que vem”, afirmou Rômulo Gouveia.

Segundo Rômulo, até lá todos os partidos podem colocar nomes à disposição para que se possa avaliar o desempenho de todos e fazer a melhor escolha para representar o grupo das oposições. “Até lá todos os pré-candidatos têm o direito de participar do dia a dia do Estado e conhecer de perto as necessidade dos municípios”, arrematou o parlamentar.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas