Categorias da 2ª fase do Brasileiro de Kart começam treinos, na PB

5
0
COMPARTILHE

A segunda fase do 51º Campeonato Brasileiro de Kart começou nesta terça-feira (19) no Circuito Internacional Paladino, no Conde, na Grande João Pessoa. As categorias Graduado, Novato, Sênior A, Sênior B, Super Sênior, Sudam Júnior e Shifter foram à pista para os primeiros treinos. Nos dois turnos, os tempos são contabilizados e divulgados às equipes para as avaliações iniciais de desempenho.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Estes dois primeiros dias são essenciais para os pilotos conhecerem os motores e avaliarem as performances na pista. Vários competidores vêm da primeira fase, especialmente os da categoria Graduado e Sudam Júnior. Nesta semana, a dinâmica das competições é a mesma, mas os karts mudam radicalmente. Não há mais motores iguais que são sorteados: cada piloto tem o seu motor, que é ajustado de forma personalizada de acordo com as regras apresentadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Assim, faz ainda mais diferença o preparo pré-prova e é mais comum encontrarmos grande movimentação nos boxes entre pilotos e mecânicos.

Essa variedade de configurações de cada equipe dá mais trabalho aos técnicos da CBA. Apesar de cada motor ter lacres específicos, a auditoria precisa ser detalhada. “A vistoria tem que ser maior, porque não existe um padrão. Cada um faz à sua maneira, dentro dos limites”, explica Bruno Baroni, diretor de prova da confederação.

Em compensação, o trabalho de regular a dinâmica dos pilotos no parque fechado e na pista são mais fáceis. “Hoje é muito mais tranquilo na parte disciplinar, porque estamos trabalhando só com adultos, sem a pressão dos pais ou avôs”, comenta Baroni. Nesta segunda fase, todos os pilotos têm acima de 13 anos, sendo a maioria acima dos 25. Na semana anterior, era comum ver a movimentação de familiares entre as equipes devido à faixa etária das outras categorias.

Os primeiros treinos revelaram um tempo médio na pista muito mais rápido. Com um traçado de 1.280 metros, o tempo médio tem sido de 52 segundos entre as classes, chegando a 50s na Shifter, a categoria mais rápida da competição. Nela, os karts contam com câmbio e também com freios dianteiros, exigindo ainda mais preparo dos pilotos.

Nesta quarta (20), os treinos continuam com todas as categorias e o acesso ao Paladino é gratuito. As atividades começam às 8h da manhã na pista.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.
 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas