Cearte homenageia poeta Juca Pontes em sarau po?tico nesta ter?a, em Jo?o Pessoa

9
0
COMPARTILHE

O Centro Estadual de Artes (Cearte) homenageará o poeta paraibano Juca Pontes no Sarau Terças da Palavra, nesta terça-feira (10), a partir das 16h30, em João Pessoa. Tendo como ponto de partida o livro ‘Ciclo Vegetal’, alunos e professores do Cearte apresentarão performances e intervenções artísticas em áreas diversas como arte visual, audiovisual, dança, literatura, música e teatro.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

“A poesia é um exercício permanente. Está na cabeça, mas nunca está pronta. A gente vai exercitando até chegar um momento em que escolhe expor. Mas nem sempre se consegue chegar ao melhor do que se queria. Ariano é um grande exemplo disso. As obras dele foram escritas e reescritas várias vezes”, filosofa Juca Pontes ao falar do que é a poesia significa para ele ao mesmo tempo em que lembra o livro “A Pedra do Reino”, que levou mais de uma década para ser finalizado.

Sobre seu processo de escrita, o poeta revela: “A inspiração não sai do nada, são observações, pensamentos que vão sendo guardados durante a vida. Aí chega um determinado momento que elas afloram”. Para o autor, o exercício da poesia é permanente, por isso anda com papeis no bolso anotando as imagens que lhe surgem nas mais diferentes situações. “Anoto e guardo. Deixo guardado por um tempo e depois vou olhar com mais atenção e vou criar uma relação”, conta.

Em “Ciclo Vegetal”, o escritor constrói uma espécie de viagem memorialista perpassando por lugares que conheceu e viveu na Paraíba usando o rio e o mar como fios condutores. “O caminho do rio sempre esteve presente na minha imagem de criança, ver o rio e observar o mar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas