Chuva e ventania provocam acidentes nas rodovias e derrubam ?rvores em Jo?o Pessoa

0
COMPARTILHE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou pelo menos cinco acidentes sem vítimas graves desde o início da manhã nas estradas federais e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) contou três ocorrências de queda de árvores nas ruas da Capital. As chuvas com ventania ocorrem desde a madrugada desta quinta-feira (17).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Quatro dos acidentes registrados pela PRF aconteceram na Região Metropolitana de João Pessoa e o outro registro foi em Campina Grande. A PRF usa o Twitter para orientar os motoristas sobre as condições das estradas. “Chuvas intensas na região da Grande João Pessoa. Condutor, reduza a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo à frente!”, diz uma das postagens.

Os registros de queda de árvore aconteceram na tarde desta quinta-feira nas avenidas Beira-Rio e Pedro II e nas imediações do campus I, da UFPB. Nas vias, o trânsito ficou lento.

O internauta Adriano Bezerra compartilhou mais uma imagem com registro de árvore, dessa vez na rua Petrarca Grisi, no bairro do Cristo.

Internauta diz que árvore caiu no Cristo

Foto: Internauta diz que árvore caiu no Cristo
Créditos: Reprodução/Instagram/@AdrianoBezerra

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), agentes de trânsito estiveram nos locais para orientar sobre o tráfego que permaneceu lento por algumas horas.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Capital (Sedurb) também foram acionadas para o trabalho de retirada das árvores. Em caso de queda de árvores, a Diretoria de Paisagismo da Sedurb mantém um número de telefone de contato para a população: (83) 98645-8315. O telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Chuva e frio

As chuvas que atingem as regiões do Brejo e Litoral devem continuar durante esta sexta-feira (17), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e o frio leva os termômetros aos 17º no Cariri e Curimataú.

Os maiores índices de chuvas entre quarta (15) e quinta (17) foram registradosnos municípios do Brejo. Em Areia, os pluviômetros registraram 31 milímetros (mm); em Serraria, com 30,9 mm; em Bananeiras, com 29,7 mm e em Remígio 29 mm. Em João Pessoa, os pluviômetros marcaram 22,1 mm. Os índices são baixos, mas podem ocorrer com intensidade.

No mês de julho, o município que mais acumulou chuva no Brejo também foi Areia, com 52,4 mm. Em seguida aparece Serraria, com 48,7mm e Remígio, com 46,2mm.

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que as precipitações são chuvas intercaladas que acontecem na costa e os ventos registrados são correntes oceânicas que são comuns nesse período do ano.

Esses fenômenos devem continuar, conforme a meteorologista, com transporte de umidade. “Eles contribuem para a formação de nuvens baixas, gerando chuvas que são intercaladas por períodos sem chuvas no Litoral, Brejo e Agreste”, explicou.

Plantão

A Defesa Civil de João Pessoa informou que apesar dos ventos fortes e da chuva não foi registrada nenhuma ocorrência por conta das chuvas e da ventania na Capital. No entanto, o órgão está de plantão para atendimento à população através do telefone 0800 285 9020, gratuito e 24 horas.

Nas estradas federais, onde foram registrados cinco acidentes, a recomendação da PRF é redobrar a atenção, dirigir com segurança e não ultrapassar limites de velocidade.

Confira a variação dos termômetros prevista esta sexta-feira:

Litoral – 22ºC a 29ºC

Brejo – 18ºC a 26ºC

Agreste – 18ºC a 28ºC

Cariri e Curimataú – 17ºC a 31ºC

Sertão – 20ºC a 34ºC

Alto Sertão – 20ºC a 33ºC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas