Circuito Escolar de Xadrez promove integração entre alunos, em JP

7
0
COMPARTILHE

Quarenta crianças de três escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino participaram na tarde desta segunda-feira (26) da segunda edição do Circuito Xadrez Escolar, no Parque Casa da Pólvora. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), reuniu para uma disputa simultânea as irmãs Emerly Gomes do Nascimento, medalha de bronze na edição atual dos Jogos Escolares da Juventude, e Emilli Priscila, campeã dos Jogos de Xadrez de João Pessoa, contra as crianças.

Leia mais notícias de Esporte no Portal Correio

O objetivo da disputa é estimular a troca de experiência entre os alunos, utilizando o xadrez de forma pedagógica, além de apresentar para as crianças pontos históricos da cidade durante as atividades do contra-turno – horário oposto das escolas de tempo integral, onde os alunos participam de oficinas extra-sala de aula. Gioconda Maria de Azevedo, coordenadora das escolas de tempo integral do município, ressaltou a importância da atividade, destacando os benefícios do xadrez integrado com as práticas culturais e educacionais.

“Devido ao grande sucesso da primeira edição, quando realizamos a disputa no Hotel Globo, trouxemos as crianças para o Parque Casa da Pólvora para que eles tenham essa integração com o nosso patrimônio histórico. E o xadrez envolve os aspectos da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio”, afirmou.

Com a medalha de bronze no peito, recém conquistada nos Jogos Escolares da Juventude, Emerly Gomes do Nascimento, estudante da Escola Municipal Duarte da Silveira, disse que a troca de experiência com os alunos que estão começando na modalidade é o mais importante. “Jogando com eles, tendo a oportunidade de enxergar os sorrisos, as emoções de jogar uma partida de xadrez, me vejo quando comecei. Espero servir de inspiração para que eles possam se dedicar ao xadrez”, afirmou.

Xadrez na Escola – O projeto tem como objetivo incentivar e valorizar o desempenho dos estudantes das escolas municipais a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis através do xadrez. Essa ferramenta pedagógica está presente em 68 escolas da rede municipal de ensino. Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito mútuo.

Na atividade desta segunda (26), participaram alunos das escolas municipais de tempo integral do município Cônego João de Deus, Celso Furtado e Francisco Edward.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas