Cobran?a abusiva de juros ? alvo de den?ncias e Procon-JP orienta consumidores

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Entre janeiro e julho deste ano o Procon-JP recebeu 124 reclamações diretas referentes a consumidores questionando a cobrança específica e exagerada da taxa de juros em estabelecimentos comerciais da Capital. Para o Procon-JP, os consumidores devem ficar atentos ao que fazer caso seja vítima deste tipo de cobrança.

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Segundo o chefe de gabinete do Procon-JP, Djair Bezerra, o número de reclamações indiretas chega a ser seis vezes maior do que as reclamações diretas. As principais denúncias são com relação a instituições financeiras.

De acordo com o Procon-JP, a cobrança abusiva de juros é identificada quando as taxas não estavam dispostos de forma clara no contrato ao consumidor.

Os consumidores que se sentirem vítimas da cobrança excessiva de juros devem, primeiro, primeiro tentar negociar o valor com o fornecedor, solicitando da empresa o seu saldo devedor, tentando negociar diretamente o pagamento da forma mais adequada.

Caso não seja resolvida, a questão deve ser levada ao Procon-JP. “Lembrando que estamos em período difícil na economia e por isso toda barganha nesse universo é bem-vinda. O Procon pode funcionar como mediador nessa negociação”, contou Djair Bezerra.

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