Colégio de Líderes decide antecipar eleição para presidência da Câmara para terça

4
0
COMPARTILHE

O Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados decidiu na noite desta quinta-feira (7) antecipar a eleição para a presidência da Casa para terça-feira (12).

Leia também:

* Eduardo Cunha chora e renuncia à presidência da Câmara dos Deputados

* Veja a íntegra da carta de renúncia de Eduardo Cunha

* Eduardo Cunha continua proibido de frequentar a Câmara dos Deputados

Segundo o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que presidiu a reunião, líderes que representam 280 deputados decidiram que a eleição começará às 13h59 de terça-feira (12) e que as inscrições de candidaturas podem ocorrer até 12 horas, da terça.

Somente o deputado Fausto Pinato (PP-SP) registrou oficialmente, na Secretaria Geral da Mesa, sua candidatura à Presidência da Câmara.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

A eleição para a presidência da Câmara tinha sido convocada inicialmente para quinta (14).Tanto Jovair Arantes quanto o líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), rebateram as insinuações de que a mudança de data fosse uma manobra para beneficiar Eduardo Cunha.

Procedimentos

A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares.

Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara.

O candidato eleito substituirá o deputado afastado Eduardo Cunha, que anunciou sua renúncia no início desta tarde desta quinta.

* Texto alterado às 20h33 para inclusão da mudança da data da eleição para presidente da Câmara dos Deputados. 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas