Com a proximidade do verão, médico alerta para cuidados com a saúde

0
COMPARTILHE

Com a proximidade da chegada do período mais quente do ano no país, o número de casos de dengue, zika e chikungunya tende a aumentar. De acordo com o clínico geral da Secretaria de Saúde (SMS), Nathan Lacerda, os cuidados devem ser também com relação à desidratação, intoxicação alimentar e micoses, principalmente nesse período do ano. “Por essa razão, é preciso redobrar os cuidados para não ser acometido por essas doenças durante o verão”, enfatizou.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A população deve tomar uma série de cuidados nessa estação do ano. Para aqueles que pretendem se expor ao sol, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água durante o dia, para prevenir a desidratação, sendo especialmente importante para pessoas idosas. Já em relação à radiação ultravioleta, é aconselhável utilizar sempre o protetor solar. “Este deve ser aplicado trinta minutos antes da exposição ao sol e os horários de maior radiação devem ser evitados, depois das 10h e antes das 16h”, orienta o médico.

Outras orientações são não permanecer com roupas e calçados úmidos, que favorecem a proliferação de micoses no verão, sendo importante manter cuidados de higiene pessoal e preferir vestuário seco. Além disso, é importante evitar a ingestão de alimentos com conservação duvidosa e utilizar repelentes, inclusive durante o dia, devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em casos de adoecimento, deve-se procurar atendimento médico para avaliação diagnóstica. No caso da desidratação grave, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairro de Manaíra, Cruz das Armas e Valentina estão melhor equipadas para receber esses pacientes. Em situações que não representam riscos, os usuários podem procurar as Unidades da Saúde da Família (USF). “A nossa rede de saúde está preparada para receber todas essas demandas”, afirmou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas