Começam obras de ciclovia que vai ligar Centro à praia pela Beira Rio; trânsito muda

10
0
COMPARTILHE

O prefeito Luciano Cartaxo assinou, na manhã desta quarta-feira (7), a ordem de serviço para início das obras do projeto de Requalificação da Avenida Beira Rio, que liga o Centro à Orla de João Pessoa. Orçada em R$ 6,7 milhões, a avenida passará por intervenções que incluem a padronização das calçadas, plantação de 900 novas árvores e a implantação de uma ciclovia que ligará o Parque da Lagoa à Orla do Cabo Branco. O trânsito terá esquemas de interdição; veja abaixo.

Leia também: Veja como será a ciclovia de JP orçada em R$ 6,7 milhões e que vai ligar o Centro à orla

O projeto foi desenvolvido envolvendo técnicos, professores universitários, ciclistas e a sociedade. Foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via e às normas da ABNT quanto à acessibilidade. Segundo Luciano Cartaxo, a partir do diálogo com a população, o projeto inicial foi alterado para priorizar os pedestres e ciclovias.

“No início a gente tinha uma divergência sobre esta obra porque a proposta original era alargar as ruas para o transporte coletivo e para quem anda de veículo, mas fizemos uma mudança, ouvindo a sociedade e preferimos priorizar o pedestre e o ciclista”, disse Cartaxo. Os recursos para a obra já estão assegurados e são provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A via também receberá uma nova iluminação com lâmpadas de vapor metálico.

O secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, explicou que a ciclovia será construída no canteiro central da via. “Com esta obra todos poderão circular com mais segurança pela avenida, o que é mais importante. E os dois principais fluxos da cidade, a ligação do Centro com a Orla, estarão interligados por ciclovia. Ela ficará no canteiro central porque assim se consegue mais facilmente contornar e desviar das árvores. A avenida é bastante arborizada e tivemos o cuidado de preservá-las. O impacto será muito pequeno e nós plantaremos mais 900 árvores”, disse.

Apesar disso, os detalhes do projeto e o prazo para que as obras sejam concluídas não foram divulgados pela Prefeitura de João Pessoa.

Trânsito

A obra será realizada por etapas e a área onde ela estiver sendo realizada terá bloqueio de uma das faixas no horário de 8h às 17h. Segundo o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, na maior parte dos dois horários de pico a via estará desobstruída. “A obra não causará muitos transtornos no trânsito porque o pico é de 6h às 8h30 e depois das 16h30 até as 19h. No restante do período, o fluxo de veículos funciona bem a não ser que ocorra algum acidente”, explicou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas