Competição avalia nível industrial de jovens para representar o Brasil nos Emirados Árabes

9
0
COMPARTILHE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial realiza, de 25 a 29 de julho, na sede do SENAI, no Distrito Industrial de João Pessoa, a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento para a seletiva do representante do Brasil em Aplicação de Revestimento Cerâmico – na área tecnológica de construção e edificação do setor industrial – na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, em Abu Dhabi, no próximo ano.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A visitação é aberta ao público, especialmente de 9h às 16 h na terça, quarta e quinta-feira para jovens estudantes interessados em cursos profissionalizantes em áreas como artes gráficas, panificação e confeitaria, metal mecânica, eletroeletrônica, mecânica automotiva, vestuário, tecnologia da informação, dentre outras, para o mercado de trabalho na indústria.

Nesta seletiva na Paraíba, o competidor Ednaldo Santos Filho, do SENAI de Bayeux, unidade específica na área da construção e edificação, competirá com 17 alunos de outros estados, inclusive quatro alunas competidoras do Acre, Amapá. DF e Santa Catarina. Para ele “as atividades que antes eram dominadas pelos homens atualmente são executadas por mulheres qualificadas e preparadas para competir de igual nível de habilidades técnicas e postura, em todo canteiro de obras. A disputa será de alto nível”.

Segundo o Coordenador Estadual da Olimpíada, professor Ronaldo Sérgio de Oliveira, um dos projetos é sorteado para ser desenvolvido em três dias, sendo avaliado o tempo cronometrado, desempenho e habilidades individuais para executar a prova prática com qualificação nos padrões internacionais. “É uma vitrine para a indústria na busca de talentos para compor equipes de técnicos e aumentar a competitividade e produtividade”, ressalta Ronaldo.

WorldSkills 2017

A competição internacional acontece intercalada com a Olimpíada do Conhecimento de dois em dois anos. Na 44ª edição, realizada em São Paulo (2015), o Brasil conquistou – entre mais de 60 países – o primeiro lugar no pódio mundial de profissões. O país está se preparando para a etapa nacional em novembro e com reconhecida competência para outubro do próximo ano, nos Emirados Árabes, com os vencedores desta seletiva nas diversas áreas tecnológicas.

Olimpíada do Conhecimento 2016

Para ser competidor da Olimpíada do Conhecimento é necessário participar dos processos seletivos – junho e novembro – de jovem aprendiz ou de habilitação técnica (cursos gratuitos) para ingressar na área escolhida e se tornar o melhor aluno na ocupação e, por mérito, poder ganhar o mundo. A exemplo de paraibanos como o ex-jovem aprendiz Jailson Silva da Paz, que conquistou medalha de ouro (1996) em fresagem CNC/mecânica geral – etapa nacional – e representou o Brasil na Suíça (1997). Ele continua crescendo no Senai JP e está atuando como instrutor educacional superior, avaliador nacional e consultor em tecnologia industrial.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas