Comunidade Tiririca dos Crioulos abre exposição na Estação, em João Pessoa

91
0
COMPARTILHE

Objetos, fotos, desenhos, músicas e vídeos podem ser vistos na exposição “Tiririca dos Crioulos: Pessoas Fortes na Luta” que será aberta neste sábado (6), às 17h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

Leia mais Notícias no Portal Correio  

A exposição será aberta com uma roda de diálogo, às 14h, no espaço expositivo, que tem como tema ‘Arte, Patrimônio e Políticas Culturais: construindo pontes para a educação das relações étnico-raciais’. O evento contará com a participação da equipe “Do Buraco ao Mundo”, membros da comunidade Tiririca dos Crioulos, um representante do Rumos Itaú Cultural, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Paraíba (IPHAN/PB).

A partir das 17h haverá um ritual de abertura com as moradoras e moradores da Tiririca dos Crioulos. Um dos coordenadores da exposição, o antropólogo Nivaldo Aureliano Leo Neto, trabalha com a comunidade há três anos e disse que esse trabalho foi realizado no modelo de gestão compartilhada. “Esse tipo de gestão é caracterizada pela ênfase na participação de todos os membros da comunidade acadêmica na tomada de decisões, bem como o envolvimento consciente e integrado nas atividades que permeiam o processo escolar”, explicou.

A exposição coletiva é mediada por Rumos Itaú Cultural (2015/2016), sendo resultado da ação educativa “Do buraco ao mundo”, que culminou na produção de material didático produzido pelos pesquisadores do quilombo indígena Tiririca dos Crioulos, comunidade do município de Carnaubeira da Penha, Sertão de Pernambuco. O material foi concebido por pessoas de diferentes faixas etárias e gerações, e revela sobre o cotidiano da comunidade, as danças, as crenças, as festas e saberes de um povo. 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas