Conhe?a os perfis dos 36 deputados empossados neste domingo na Para?ba

13
0
COMPARTILHE

Os deputados estaduais eleitos no pleito de 2014 tomaram posse na manhã deste domingo (1º) em solenidade na Assembleia Legislativa da Paraíba. A sessão, presidida por Ricardo Marcelo (PEN), começou às 9h50 e durou apenas 30 minutos. O hino nacional foi executado no plenário da ALPB e em seguida foi feita a leitura dos nomes dos 36 deputados empossados, bem como a assinatura do termo de posse. Com a posse, a Assembleia Legislativa da Paraíba começa o processo de instalação da 18ª Legislatura.

Leia também:

* Posse e eleição na ALPB, Câmara e no Senado Federal terão transmissão ao vivo pela RCTV

* Deputados da Paraíba tomam posse e Mesa da ALPB é eleita neste domingo

Confira os perfis dos deputados.

Adriano Galdino (PSB)
Adriano Galdino nasceu em Campina Grande no dia 21 de outubro. Engenheiro e advogado, foi vereador e depois prefeito do município de Pocinhos. Foi eleito deputado em 2010 e reeleito nas eleições de 2014. O deputado também ocupou a Secretaria de Estado de Governo.

Anísio Maia (PT)
Nascido em Alagoa Nova, é formado em Medicina Veterinária.Em 1985, foi candidato a vice-prefeito de João Pessoa. Também ocupou a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca na Paraíba e foi superintendente do Ministério da Aqüicultura e Pesca no Estado.Foi eleito deputado estadual em 2010.

Arnaldo Monteiro (PSC)

Formado em Economia e Administração, o deputado também já ocupou o cargo de prefeito de Esperança. É casado com a ex-deputada Lucinha Monteiro e tem três filhos.

Branco Mendes (PEN)
Branco Mendes nasceu na Fazenda Logradouro, no município sertanejo de Aguiar. Casado, tem três filhas. É formado em Administração de Empresas.

Bruno Cunha Lima (PSDB)
Natural de Campina Grande. Formado em Direito. Disputou sua primeira eleição em 2012, ao ser eleito vereador na Rainha da Borborema. Em 2014, alcançou uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa.

Buba Germano (PSB)

Rubens Germano Costa, conhecido como Buba Germano, é natural de Frei Martinho. Casado com a ex-deputada Gilma Germano, foi presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e prefeito de Picuí. É Engenheiro Agrônomo de formação.

Caio Roberto (PR)
Nasceu em Campina Grande, mas aos 12 anos se mudou para João Pessoa.Ingressou na política em 2010, quando se elegeu deputado estadual. Na adolescência, acompanhou de forma participativa a carreira política do seu pai, Wellington Roberto.

Camila Toscano (PSDB)
Camila Toscano nasceu em João Pessoa, é formada em Direito pelo Unipê e é casada. Filha do ex-deputado Zenóbio Toscano e da ex-deputada Léa Toscano. A eleição de 2014 foi a primeira incursão de Camila Toscano na política.

Daniella Ribeiro (PP)
Daniella Ribeiro é natural de Campina Grande. Foi candidata à vice-prefeita de Campina Grande. Já em 2008 foi eleita vereadora. É formada em Pedagogia, casada e tem três filhos.É filha do de Enivaldo Ribeiro e de Virgínia Velloso Borges.

Dinaldinho (PSDB)
Dinaldo Medeiros Wanderley Filho, ou Dinaldinho, é natural de Patos. É
médico ortopedista e casado. Filho dos ex-deputados Dinaldo Wanderley e Edna Wanderley, disputou o cargo de prefeito de Patos antes das eleições de 2014, onde conquistou uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa.

Doda de Tião (PTB)
Nasceu em Campina Grande. Doda ingressou na vida pública em 2010, ao ser eleito para a Assembleia Legislativa. Chegou a cursar a faculdade de Ciências Contábeis. É casado e tem dois filhos.

Edmilson Soares (PEN)

Edmilson Soares nasceu no dia 13 de maio. Já foi vereador da Capital, sendo o mais votado nas eleições de 2008. É natural de João Pessoa e formado em pedagogia.

Estela Bezerra (PSB)
Nasceu em João Pessoa. Foi coordenadora de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa, onde ainda ocupou as pastas de Transparência, Orçamento Democrático e Planejamento. Disputou o cargo de prefeita de João Pessoa em 2012 e depois atuou como secretária estadual de Comunicação e Chefe de Gabinete.

Inácio Falcão (PTdoB)
Inácio Falcão (PTdoB) nasceu na cidade de Campina Grande, em 15 de fevereiro.
É casado. Foi eleito vereador de Campina Grande.
É filiado ao Partido Trabalhista do Brasil.

Frei Anastácio (PT)
Começou sua trajetória em 1973, na organização do movimento dos trabalhadores rurais.Em 1998, foi eleito deputado estadual, onde passou por dois mandatos. Em 2010, foi reconduzido à ALPB e 2014 novamente eleito.Natural de Esperança.

Galego Sousa (PP)

Jaci Severino de Souza, ou Galego Sousa, nasceu na cidade de São Bento.Convidado para concorrer à prefeitura de São Bento, foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Nas eleições de 2014 foi eleito deputado estadual.

Genival Matias (PTdoB)

Nasceu em João Pessoa, em 19 de junho. É empresário do ramo da cerâmica, e da construção civil. No ano de 2010, foi eleito Deputado Estadual.É filiado ao Partido Trabalhista do Brasil.

Gervásio Maia (PMDB)
Gervásio Agripino Maia nasceu na cidade de São Paulo, é casado e pai de três filhos. É advogado. Neto de de João Agripino Filho, que foi deputado federal, senador e governador da Paraíba, e filho de Gervásio Bonavides Mariz Maia.

Janduhy Carneiro (PTN)
Janduhy Carneiro nasceu em João Pessoa. É casado e tem três filhos. Formado em Direito. Filho do ex-deputado estadual Dirceu Arnaud e sobrinho do ex-deputado federal Janduhy Carneiro, do ex-senador Rui Carneiro e do ex-prefeito de João Pessoa Carneiro Arnaud.

Jeová Campos (PSB)
Jeová Vieira Campos nasceu em São Jose de Piranhas. Formado em Direito,
com especialização na área Trabalhista e Administrativa e Seguridade Social.Foi filiado ao Partido dos Trabalhadores. Em 2014, filiou-se ao PSB, partido pelo qual foi eleito para exercer seu segundo mandato de deputado estadual.

João Bosco Carneiro Júnior (PSL)
Formado em Direito. Nasceu em João Pessoa, em 11 de novembro. Foi
prefeito de Alagoa Grande, e secretário executivo estadual da Administração Penitenciária.

João Gonçalves (PSD)
Nascido em João Pessoa, em 3 de novembro. É administrador de empresas e Zootecnista. Foi vereador de João Pessoa. É filiado ao Partido Social Democrático.

João Henrique (DEM)

Começou sua atuação política em sua terra natal, Monteiro. Oficial reformado da Polícia Militar, é formado em Direito e já atuou como delegado de homicídios na Capital.

José Aldemir (PEN)
Nasceu em Cajazeiras, e é formado em Medicina da UFPB. Ingressou na política, assumindo seu primeiro mandato de deputado estadual em 1985. Tambem foi eleito deputado federal.

Jutay Meneses (PRB)

Jutay Meneses Gomes, casado, jornalista. É presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro. Foi presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba, entre 2011 e abril de 2012.

Lindolfo Pires (DEM)
Lindolfo Pires nasceu na cidade de Sousa em 1963. Formado em Engenharia Elétrica, chegou a trabalhar em empresas privadas, até se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa em 1990.

Manoel Ludgério (PSD)
Graduou-se em Direito pela UEPB e entrou para a vida política em 1992, quando foi eleito vereador de Campina Grande pelo PMDB. Após exercer três mandatos consecutivos na CMCG, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002.

Nabor Wanderley (PMDB)

Nasceu em Patos, é filho de ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley e pai do deputado federal Hugo Motta. Foi prefeito de Patos, mas com dois mandatos consecutivos. É formado em Direito pela UFPB, casado e tem três filhos.

Raniery Paulino (PMDB)
Raniery Paulino nasceu em João Pessoa, candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo em 2006, elegendo-se deputado estadual. Filho do ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino.

Renato Gadelha (PSC)
Nascido em Sousa, estudou Medicina em Recife, com residência em cirurgia geral em Belo Horizonte. Casado, pai de dois filhos. Foi secretário estadual da Infraestrutura.

Ricardo Barbosa (PSB)
Ricardo Barbosa (PSB) ocupou diversos cargos no Executivo. Entre eles, foi secretário executivo estadual de obras do PAC e superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba. Foi suplente de deputado estadual. É jornalista e redator.

Ricardo Marcelo (PEN)

Natural de João Pessoa, mas com laços em Belém,o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, é casado, pai de dois filhos. É empresário,e formado em Mecânica e Administração de Empresas.

Tião Gomes (PSL)

Tião Gomes nasceu na cidade de Pombal em 1957, mas foi morar em Areia em 1975. Lá, se formou em Engenharia Agronôma e ingressou na política, se elegendo prefeito da cidade em 1982.

Tovar Correia Lima (PSDB)
Nasceu em João Pessoa. Formado em Administração. Disputou as primeiras eleições em Campina Grande, ficando como suplente de vereador, cargo que foi eleito e reeleito em 2008 e 2012. Ainda ocupou o cargo de secretário-chefe da Prefeitura de Campina Grande.

Trocolli Júnior (PMDB)

O deputado estadual Trócolli Junior é advogado, nasceu no dia 2 de fevereiro e ingressou na política em 1992, quando foi eleito vereador de João Pessoa.

Zé Paulo (PC do B)
José Paulo Viturino dos Santos, – Zé Paulo (PC do B) -, nasceu em Santa Rita, no dia 16 de agosto de 1959. É empresário da Construção Civil. Foi Secretário de Indústria e Comércio de Santa Rita, e vereador da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas