Conhece alguns desses?

0
COMPARTILHE

No fim de semana em que o ex-presidente Lula da Silva afirmou que no Brasil “não tem viva alma mais honesta do que eu”, aliás repetindo o que disse seu amigo, Paulo Maluf quando foi acusado de corrupção, apresento alguns tipos de políticos que estão na mesma lista que o “honesto”.

O político “Marqueteiro” é aquele que “vende” que é o melhor de todos, em tudo. Apresenta seus pontos fortes com a mesma eficiência que usa para esconder os fracos. Sempre tem frases de efeito prontas para desviar as atenções quando há risco de ser desmascarado.

O tipo “Bufão” é o que não tem medo do ridículo. É um babão nato. Não quer fazer grandes esforços para conseguir sucesso e aceita ser o engraçado, o que sempre está disposto a dizer “amém”, desde que leve alguma vantagem.

O “Fisiológico” é um espécie antigo e facilmente identificável. Faz e consegue tudo em troca de votos. Sua ideologia é o mandato. Seus votos também são moedas de troca. Seus discursos, o que a plateia quer ouvir. O “Sem memória”, é sempre governo e quando passa a apoiar o adversário do anterior, esquece tudo o que disse a seu favor.

Tem o “Família”, que faz questão de prestigiar toda árvore genealógica, usando a influência do mandato para projetá-los, seja politicamente, socialmente ou economicamente.

O tipo “Virtual” não é o que só aparece na Web, mas o que não tem ações ou atitudes que respaldem o discurso. Já o “Enrrolado” é o que fica longe dos holofotes por ter medo de ser exposto. Não enfrenta dividida. Faz o tipo calado e evita a tribuna como o diabo a cruz.

O tipo “Ultrapassado” resiste a modismos e não tem uma entidade sindical como muleta. Geralmente assume uma religião e defende a família tradicional mesmo correndo o risco de ser rotulado de homofóbico. O “Direitista”, ao contrário do “Esquerdista”, não vê processo judicial como censura ou impeachment como golpe.

Graças a Deus, temos alguns exemplares do tipo “Sério e comprometido”. Não são “Salvadores da pátria” – que como a “viúva Porcina, parece mas não é -, mas os ainda não contaminados pela ganância e filosofia de que os fins justificam os meios. Vamos cuidar bem deles para evitar sua extinção.

TORPEDO

Não tenho dúvidas que qualquer um dos escolhidos será aguerrido com a mesma intensidade que tivemos em 2015. A decisão será consensual. A bancada de oposição não tem entreveros nem disputas internas. É unida.

Do vereador Raoni Mendes (PTB), anunciando reunião da oposição, amanhã, para escolha do novo líder na Câmara Municipal.

Greve em pauta

Com o mês terminando sem que Ricardo Coutinho fale em reajuste, o Fórum dos Servidores do Estado já definiu calendário de mobilização e não descarta paralisação e até greve geral contra o “arrocho salarial”.

Fisco vai parar

Os servidores do Fisco já paralisam suas atividades nesta quarta-feira. Reclamam que o governador deu silêncio como resposta aos insistentes pedidos de diálogo e que a categoria enfrenta defasagem salarial superior a 30%.

Brinde e…
As conversas incluirão a crise econômica, impeachment, Lava Jato, eleições, disputa pela liderança do PMDB… mas o brinde será para quem acompanha tudo isso em Brasília: o correspondente Edinho Magalhães.

… boas notícias
Amanhã, no Capital Steak House, jornalistas e colunistas de política do Sistema Correio e políticos convidados vão se reunir para almoço em torno de Edinho, que até no aniversário estará focado nas boas notícias.

ZIGUE-ZAGUE

+ A revista Veja diz que o promotor de Justiça Paulo Conserino, de São Paulo, já teria o suficiente para denunciar o ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro.

+ As provas indicariam que a construtora OAS procurou favorecer o petista no caso do apartamento tríplex, com 297 metros, no Edificio Solares, no Guarujá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas