Contagem regressiva das Olimp?adas vai ser marcada por a??es sociais

4
0
COMPARTILHE

A contagem regressiva para as Olimpíadas do Rio será marcada por 12 ações sociais, divulgadas mensalmente em comunidades espalhadas pela capital fluminense. A empresa suíça Omega, responsável pela cronometragem oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932, resolveu inovar ao lançar nasegunda-feira (3) um projeto de contagem regressiva social até o início da competição internacional.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Em parceria com a ONG Viva Rio, que trabalha em mais de 100 comunidades da cidade, a primeira atividade será de ajuda a grávidas em situações de vulnerabilidade na comunidade do Morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio.

Conselheira de Relações Internacionais do Viva Rio, Luisa Phebo explicou que o foco desse primeiro projeto é nas mães e gestantes. “A ideia do projeto é desenvolver dinâmicas e atividades de grupo de capacitação com essas mães, de modo que elas possam aprender técnicas que ajudem no desenvolvimento dos filhos. O investimento nessa fase da vida é essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor emocional dessas crianças. Isso deixa um legado duradouro para esses beneficiados.”

A Clínica da Família Manuel Fernandes de Araújo, um dos centros beneficiados pelo projeto, será equipada com recursos necessários para estimular crianças e prestar assistência às mães vulneráveis. Gerente da unidade, Camila Coelho comentou que a parceria terá impactos positivos para gestantes e bebês. Segundo ela, até 500 grávidas poderão ser atentidas pelo projeto.

“O fruto principal dessa parceria é a qualificação profissional. O objetivo maior é possibilitar o desenvolvimento saudável das crianças em nossa maternidade. Com a qualificação, os profissionais envolvidos no projeto se sentem mais motivados a qualificar sua atividade e utilizar a criatividade. Nosso principal objetivo é diminuir a mortalidade materno-infantil.”

Vice-presidente de marketing da Omega, Sussane Strömbom informou que o objetivo do trabalho era algo que ficasse como legado para a cidade-sede das Olimpíadas. “Decidimos investir em algo que viesse para ficar, algo que fizesse a diferença para ajudar crianças e jovens até 18 anos em áreas carentes do Rio de Janeiro.”

Diretor-executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes destacou que o projeto é de reforço a iniciativas já existentes. “Nosso trabalho é conseguir valorizar pontos estratégicos, desde a maternidade aos jovens de 18 anos. É muito legal esse conceito, que foi pensado de forma conjunta. É mais uma mensagem do que uma cobertura extensiva.”

Os atletas da vela, Torben Grael e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze foram escolhidos como embaixadores sociais do projeto. Para Torben, a ação gerará impacto positivo na vida dos cariocas. Segundo ele, a mensagem às pessoas beneficiadas é acreditar sempre que é possível reverter situações difíceis. “A satisfação com mudanças na vida dos outros é muito maior do que qualquer dificuldade que possamos enfrentar no caminho.”

A Omega e a Viva Rio produziram um site (www.omegavivario.com) para informações sobre o lançamento mensal dos projetos. No site, a parceria define que “esses projetos plantarão sementes para um futuro melhor, criando um legado que permanecerá muito tempo após os Jogos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas