C?ssio ? indicado como l?der da bancada do PSDB no Senado Federal

20
COMPARTILHE

 O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi escolhido na tarde desta sexta-feira (30), líder da bancada do PSDB no Senado. O presidente estadual do PSDB da Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, comemorou a indicação do colega paraibano para tão importante posto no Congresso Nacional.

-É uma honra para o PSDB da Paraíba e eu tenho certeza que a Paraíba se orgulhará muito do trabalho que Cássio desempenhará na liderança do PSDB no Senado. Nesse momento em que o Brasil enfrenta uma crise promovida pelo governo do PT, Cássio estará no lado oposto, fazendo o bom debate e uma oposição qualificada para defender o povo brasileiro, iniciou Ruy Carneiro.

Ruy observou a importância do cargo e o bom relacionamento que Cássio sempre nutriu junto aos colegas do maior partido de oposição do Brasil. O PSDB contará com 10 senadores na Legislatura que começa no próximo domingo (1), contra 12 do PT. “Cássio vai liderar nomes como José Serra, Tasso Jereissati, Aloysio Nunes, Aécio Neves, entre outros espontes da política do Brasil”, disse.

A Paraíba também ganhará destaque nacional. A indicação de Cássio dará mais musculatura política ao estado que historicamente sempre participou das grandes debates do Brasil.
 
Papel do líder

A atividade exercida por um líder é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário.

O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.

No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder pode solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas