Demoli??o de pr?dio para base de seguran?a acaba em protesto na Zona Sul de JP

10
0
COMPARTILHE

Moradores dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, voltam a protestar na Praça da Paz no início da noite desta quarta-feira (8) pela instalação de unidades de segurança no bairro. O prédio onde funcionava a associação de moradores foi demolido pela Prefeitura para construção de uma base de segurança.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com o presidente da Associação dos Bancários, Antônio Lira, na área que foi disponibilizada pela entidade para a construção de um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) está sendo construída pela Prefeitura de João Pessoa uma base da Guarda Municipal.

“No acordo que fizemos ficou para ser instalado nos Bancários uma Disp, mas recentemente sem nenhuma ordem ou comunicado, operários da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa demoliram a construção da área anexa a Associação para iniciar a instalação de uma base da Guarda Municipal”, reclamou.

Na opinião de Antônio, o problema da falta de segurança no bairro dos Bancários não seria resolvido apenas com a presença de guardas municipais, mas sim com uma unidade de policiamento mais completa.

Ele informou que uma reunião entre representantes dos moradores e a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania irá tentar encontrar uma solução para o impasse.

A manifestação prevista para o início da noite, segundo Antônio Lira, tem o objetivo também de manter a população do bairro informada sobre o que está acontecendo e que soluções para a questão da segurança estão em prática. “Só queremos que nós, moradores, principais interessados, sejamos informados sobre o que e como estão sendo feitas as ações”, reforçou.

Área pequena

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Geraldo Amorim, informou que a construção da base da Guarda Municipal naquele local foi decidida há mais de um ano durante a realização de audiência do orçamento público.

Ele disse que a decisão de iniciar a construção ocorreu após a percepção de que no local não comportaria a instalação de uma Disp porque a área cedida pela Associação só possui 70 metros quadrados.

“Um distrito policial tem que ter espaço porque irá abrigar efetivo das polícias militar, judiciária, civil, bombeiros, além da Guarda Municipal, por isso resolvemos dar andamento a uma decisão tomada há mais de um ano e instalar a nossa base”, explicou.

Geraldo Amorim disse ainda que poderá dispor de uma sala para servir de alojamento para a Polícia Militar até que seja instalada uma unidade fixa da PM no bairro.

Unidade Móvel

A Polícia Militar, através da assessoria de imprensa, informou que enquanto não for destinado um local adequado para a construção de uma Disp, a PM implantou nos Bancários uma unidade de policiamento móvel e aumentou o efetivo policial nas áreas do bairro.

Quanto à disponibilidade de uma sala para servir de unidade, a PM informou que não seria espaço suficiente para o trabalho que é feito pelos militares.

O Portal Correio entrou em contato na tarde desta quarta-feira (8) com a Secretaria de Segurança Pública para saber sobre o andamento das ações para a instalação da Disp nos Bancários, mas recebeu a informação da assessoria de imprensa de que o secretário Cláudio Lima estava em reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas