Deputados da PB e do RN lançam propostas cobrando conclusão da transposição

0
COMPARTILHE

Os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participaram, nesta quarta-feira (22), de uma audiência em conjunto com parlamentares do Rio Grande do Norte para cobrar do Governo Federal a retomada das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Durante o encontro, realizado em Natal, os parlamentares de ambos estados elaboraram um documento com sugestões para a retomada das obras, que será encaminhado ao Governo Federal.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Os deputados paraibanos Guilherme Almeida, Jeová Campos e Renato Gadelha participaram do encontro sobre os graves problemas devido à crise hídrica vividos entre ambos estados. A pauta foi proposta pelo deputado Jeová Campos, da Paraíba, e pelo deputado Fernando Mineiro, do Rio Grande do Norte. Jeová disse que o documento elaborado pelos parlamentares durante o encontro solicita que o Ministério da Integração adote providências legais para a execução do canal que interliga as barragens de Caiçara a Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras. “Sem essa obra, as águas da transposição não abastecerão os municípios do Sertão paraibano, nem do Rio Grande do Norte”, alertou Jeová.

O presidente da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Renato Gadelha, explicou que há 96,4% de obras concluídas, mas o trecho que está parado era de responsabilidade da empresa Mendes Júnior, uma das envolvidas na Operação Lava Jato. Renato ressaltou que para a continuidade da transposição todo o processo licitatório foi reiniciado. “Foi feita uma nova licitação e as duas primeiras empresas que ganharam a licitação, ganharam a concorrência foram interditadas judicialmente. O governo está esperando tapo somente passar a fase dos recursos para reiniciar este trecho que está paralisado”, pontuou Renato.

O deputado potiguar Galeno Torquato, presidente da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apresentou informações sobre os trechos onde as obras precisam ser retomadas. “Vamos tentar sensibilizar o Governo Federal para que a água também chegue ao Eixo Norte. A Frente Parlamentar das Águas, desde o ano passado, vem acompanhando essas obras do São Francisco. Existe um trecho que já está praticamente pronto até a cidade de Cajazeiras. Falta um trecho de 5 km para que as águas cheguem até o Rio Grande do Norte através do leito do rio Açu Piranhas”, afirmou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas