Detran alerta sobre golpe de ‘multas falsas’ enviadas na Para?ba; veja orienta??es

0
COMPARTILHE

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) informou nesta terça-feira (9) que está alertando a população a respeito de um golpe das ‘multas falsas’ de trânsito enviadas em nome do órgão aos motoristas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A orientação do Detran é que, em caso de recebimento de boletos de multa, o proprietário do veículo acesse o site do Detran para realizar uma consulta, por meio da placa do veículo, para verificar se de fato há algum registro de infração.

De acordo com o Detran, está circulando nas redes sociais um golpe em que proprietários de automóveis recebem uma falsa multa com boleto. Ao efetuar o pagamento da suposta multa sem verificar a veracidade do boleto, os donos de veículos beneficiam o esquema criminoso. No falso boleto, há os dados de um cliente bancário que seria o ‘laranja’.

O diretor de Operações, Orlando Soares, explica ainda o procedimento efetuado pelo Detran quando constatada alguma infração de trânsito: “Ocorrendo a multa de verdade, o agente da autoridade de trânsito lavra o Auto de Infração de Trânsito, que em seguida é digitado e incluído no sistema do órgão de trânsito como uma autuação e emitida uma notificação para o infrator, que tem 30 dias para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator”.

Ele adiantou ainda que, após o prazo de 30 dias, a autuação vira penalidade e é enviada uma notificação (Notificação de Penalidade) com 20% de desconto nos primeiros 30 dias. Nesse mesmo prazo, o infrator poderá apresentar recurso contra a penalidade junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) do órgão autuador. Quando apresentado recurso, o órgão deverá enviar, por carta registrada, os resultados.

O Detran informa também que não encaminha nenhum tipo de notificação via e-mail. As multas são enviadas por meio dos Correios, através de carta registrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas