Detran capacita professores e pedagogos sobre educa??o para o tr?nsito

0
COMPARTILHE

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Escola Pública de Trânsito, realiza até a próxima sexta-feira (24), as atividades da 2ª Edição do Programa “Educação Viária é Vital”. O treinamento vai capacitar profissionais da educação da rede estadual para o desenvolvimento de projetos e trabalhos escolares com a temática trânsito.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O Programa Educação Viária é Vital é realizado pela Fundacion Mapfre no Brasil e tem por desafio incentivar a convivência harmoniosa no trânsito através de uma ação educativa interessada em estabelecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação. Assim, promover a educação integral requer o incentivo a uma prática pedagógica que compreende o ser humano em sua integralidade, diversidade, universalidade e singularidade.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Poliana Gomes, a capacitação vai ser ministrada pela coordenadora pedagógica da Fundacion Mapfre, Marina Nazareth. São oito turmas de 40 educadores da rede pública estadual, sendo quatro turmas em João Pessoa e mais quatro em Campina Grande, que serão capacitados ao longo de três anos.  

“Acreditamos que, a partir deste incentivo, os professores estejam aptos a desenvolverem junto com a comunidade escolar projetos pedagógicos de relevância e que a partir de suas experiências fomentar a troca de ações e metodologias desenvolvidas pelas escolas participantes. No ano passado, tivemos dois projetos de destaque em âmbito nacional selecionados pela Fundação Mapfre que foram apresentados no encontro em São Paulo”, disse Poliana Gomes.

Para efetivação dos princípios que norteiam esta ação, o Programa Educação Viária é Vital estimula a metodologia de trabalho com projetos por meio da qual os educadores, em conjunto com as crianças e adolescentes, desenvolvem ações de pesquisa sobre as condições de circulação em três espaços-territórios de aprendizagem: escola, bairro e cidade. Essa experiência se traduz em oportunidades de aprendizagem e contribui para a consolidação de valores e atitudes na vida de cada um dos educandos.

Em Campina Grande, a capacitação é realizada até esta terça-feira (21), no Centro de Formação de Educadores (CFE). Já em João Pessoa, vai ser ministrada no Centro Estadual de Artes (Cearte) nos dias 23 e 24 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas