Dezoito m?sicas s?o selecionadas para a final do Fest Folia, em Jo?o Pessoa

12
0
COMPARTILHE

A grande final do 4º Fest Folia (Festival Nacional de Músicas Carnavalescas), que substituiu o Festival de Marchinhas e Músicas Carnavalescas da Paraíba, acontece no próximo dia 10, a partir das 20h, na Casa da Pólvora, em João Pessoa. A grande novidade deste ano é que o Fest Folia foi incorporado à programação oficial do Folia de Rua. Com o objetivo de valorizar a cultura local e resgatar o autêntico Carnaval de rua, o evento é realizado pela Associação Folia de Rua, com apoio da TV Correio e do Sistema Correio de Comunicação. Esta edição contou com 44 músicas inscritas, das quais 18 participam da finalíssima, e terá como atração principal a intérprete vencedora de 2014, Helayne Cristini, que cantará samba e frevo.

Leia mais Notícias de Entretenimento do Portal Correio

A gerente de Marketing da TV Correio, Germana Samara da Silva, destacou que, com a mudança de nome, as inscrições não são apenas para marchinhas, mas também para outros ritmos carnavalescos como maracatu, frevo. “Este ano o evento deu um salto com a incorporação na programação oficial do Folia de Rua. A terça-feira era um dia de lacuna, porque na segunda tem o bloco Muriçoquinhas, na terça não tinha bloco e na quarta, as ‘Muriçocas’, completando o calendário do Folia de Rua. Isso dá ao folião opção para todos os dias, já que a ideia do Folia de Rua é curtir a prévia”, observou.

O evento será apresentado por Bruna Borges e Abelardo Jurema, ambos da TV Correio, e contará com toda segurança e estrutura para garantir que os foliões caiam na folia e aproveitem bem tudo o que está sendo cuidadosamente preparado.

A edição 2015 do Festival conta com grande mudança para atender artistas de outros estados. O festival agora é nacional, para dar a oportunidade de diversos artistas com ritmos e culturas diferentes participarem. Estão concorrendo marchinhas de Carnaval e outros ritmos carnavalescos como o frevo de rua, frevo canção, maracatu, caboclinho e axé.

As composições serão avaliadas por sete jurados, um deles do Sistema Correio; Alberto Arcela, da assessoria de Marketing do Folia de Rua e outros convidados, que serão músicos locais. “Tem que ter esse peso para definir a qualidade musical dos participantes, para que o critério de seleção seja justo por quem realmente conhece”, destacou Germana Samara.

Além de participar e divulgar suas músicas, os autores das três melhores músicas vão receber prêmios da TV Correio. Quem conquistar o primeiro lugar, vai levar uma moto de 150 cilindradas 0 km; o segundo, uma TV LED 50’; e o terceiro lugar vai ganhar um notebook dual core. Para o melhor intérprete, um tablet com 32 gigas de memória.

Expectativa de grande público

O presidente da Associação Folia de Rua, Antônio Toledo, disse que a expectativa é de que o evento atraia um grande público. “A Funjope vai dar toda estrutura. Tivemos dois ensaios no estúdio com os finalistas e a Orquestra. Estamos preparando para que seja uma festa brilhante. Será um grande evento, com o apoio do Sistema Correio”, destacou.

Já Liss Albuquerque, coordenador do Fest Folia, lembrou que a mudança foi especialmente para tentar abranger outros ritmos carnavalescos. “Tivemos inscrições de coco de roda, samba enredo, música instrumental. Todas vão participar. Sobre a qualidade, todas muito bem conceituadas, artistas já renomados, como Robério Jacinto, que ganhou ano passado, entre outros. Isso é importante, porque queremos mexer com a criatividade”.

Sete blocos desfilam na Epitácio Pessoa

Pela Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, passarão o Picolé de Manga, Bloco dos Atletas, Banho de Cheiro, Agitada Gang, Virgens de Tambaú, Muriçoquinhas e Muriçocas do Miramar, arrastando a maior leva de foliões.

Gabriel Diniz e Ramon Schnayder estão confirmados no Picolé de Manga, Gilmelândia e o trio Eletricaz, de Salvador, nas Virgens de Tambaú, enquanto que o Muriçocas do Miramar, que faz uma homenagem ao paraibano Ariano Suassuna, trará Lucy Alves a convite do Mestre Fuba. Neste ano, a organização também lançará uma publicação comemorativa especial sobre os blocos filiados e fará uma participação dentro do Carnaval Tradição.“A grande novidade está reservada para o sábado de Carnaval (14), quando os blocos do Folia desfilarão pela Beira-Rio portando estandartes”, anunciou o presidente da Associação Folia de Rua, Antônio Toledo.

União dos carnavais

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Carnaval 2015 – João Pessoa de Todos os Ritmos unirá a prévia do Folia de Rua, o Carnaval Tradição e os festejos de bairros. E mais uma vez também, a comemoração será descentralizada para os polos, com duas atrações por noite na Praça da Amizade (no Rangel) e Cinco Bocas (em Mandacaru), nos dias 13 e 15 de fevereiro, contemplando estilos populares, a partir das 20h30.

Estrutura

A estrutura que a Funjope preparou na Epitácio Pessoa para o Folia de Rua neste ano contará com uma arquibancada para 600 pessoas (voltada para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção), uma tenda de acessibilidade (montada na calçada em frente ao supermercado Pão de Açúcar, no Miramar) e 100 banheiros químicos (sendo dez adaptados) espalhados por toda a avenida. Um pórtico de nove metros de altura, cortando os dois sentidos da via, fará também parte da ornamentação. A montagem do camarote, com capacidade para 3 mil foliões,começou nesta quarta-feira (28).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas