Dia D de vacinação contra Gripe A é neste sábado; veja onde achar doses na PB

9
0
COMPARTILHE

Acontece neste sábado (13) o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Fazem parte do grupo que deve ser imunizado, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres no período de pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores. Confira os locais de vacinação em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e Patos:

Leia mais notícias no Portal Correio

João Pessoa

Em João Pessoa, o principal polo de vacinação será a Praça da Independência, no Centro, a partir das 9h além do o Centro Municipal de Imunização (CMI), e em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) a partir das 8h. Também serão pontos volantes para vacinação os shoppings Tambiá, Manaíra, Mangabeira e Sul, a partir das 10h, e o Supermercado Extra da Epitácio Pessoa, a partir das 8h.

Campina Grande

Na Rainha da Borborema, as vacinas serão aplicadas em todas as mais de 80 Unidades Básicas de Saúde e também nos oito Centros de Saúde da cidade. Serão disponibilizadas 27 mil doses. As pessoas deverão levar o Cartão de Vacinação.

Patos

Em Patos, a campanha de vacinação acontecerá 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, do município, na Igreja de Santa Luzia e na Casa Grande, no Conjunto dos Sapateiros. Também foram incluídos como locais de vacinação, a Clínica Escola das Faculdades Integradas de Patos (FIP) e a Secretaria Municipal de Saúde.

Bayeux

Em Bayeux, as vacinações ocorrerão em todas as unidades de saúde da família, que estarão abertas das 8h às 16h. Na unidade de saúde do Rio do Meio haverá a solenidade de abertura da campanha de vacinação, o evento ocorrerá às 9h30.
O dia ‘D’ contará com uma programação especial, com oficinas de leituras, desenhos e pinturas, além de apresentação de dança e apresentação folclórica de xaxado.

Campanha

A campanha começou no dia 17 de abril e segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% das pessoas que integram o grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Na Paraíba, a meta neste ano é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que corresponde a 924 mil e 549 pessoas. Até o momento, já foram vacinadas 268 mil e 202 pessoas, o que corresponde a 30,59% do público-alvo. O Estado recebeu 971 mil doses da vacina, que foram encaminhadas aos municípios.

Como prevenir

A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. Porém, os profissionais de saúde orientam sobre a importância para higiene das mãos e dos ambientes. “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, orientou Chiara Dantas, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas