‘Dia D’ de vacinação contra raiva animal é neste sábado; veja onde imunizar seu pet

69
0
COMPARTILHE

Acontece, neste sábado (17), o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a raiva animal. Cerca 605 mil cães e gatos devem ser imunizados, conforme previsão do governo do Estado. Haverá esquema especial para atendimentos em todos os 223 municípios paraibanos. De acordo com a Secretaria da Saúde, serão mais de 800 postos em toda Paraíba, montados em escolas, igrejas, pet shops, USFs, Creis e associações. Cerca de 6 mil profissionais de saúde serão mobilizados na ação.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 700 mil doses de vacina e o mesmo total de seringas e agulhas. “É importante lembrar que esta vacina é destinada apenas para cães e gatos em bom estado de saúde, a partir de três meses e não tem contra-indicação”, explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria Estadual da Saúde, Francisco de Assis Azevedo.

Na Capital, serão 176 postos de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h. A gestão municipal espera imunizar pelo menos 64 mil animais no Dia D. A campanha foi aberta em João Pessoa na semana passada e já vacinou quase três mil cães e gatos.  

* Veja lista dos locais onde ocorrerão as atividades especiais de vacinação antirrábica.

“A vacina é um dos métodos mais eficazes de prevenção e cuidado com a saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, destaca o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.

Quem não conseguir levar seu bicho aos postos de vacinação neste sábado, pode vaciná-lo no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, situado no bairro dos Bancários.

Em Campina Grande, serão 83 postos de vacinação. As atividades começam às 7h e terminam às 17h. O município estima que existam cerca de 61.874 cães e gatos e a meta é imunizar ao menos 80% deles. Os donos dos bichinhos devem levar o cartão de vacinação do animal para o local de imunização escolhido. O documento será feito na hora para quem ainda não emitiu um. A prefeitura não divulgou relação dos locais onde ocorrem as vacinações no Dia D.

De acordo com a gestão municipal, cerca de 7 mil animais já foram vacinados desde o início da campanha, em agosto. Quem não puder imunizar seus animais no Dia D pode comparecer ao posto fixo no Centro de Zoonoses, no bairro Bodocongó, que manterá a vacinação. As pessoas que não têm condições de deslocamento podem agendar uma visita dos agentes pelo telefone (83) 3322-5760.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença infecciosa aguda e pode ser transmitida ao homem por meio de mordida, arranhão ou saliva. No ser humano, a doença provoca encefalite aguda e leva à morte após curta evolução do vírus. A única forma de evitá-la é por meio da vacina.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, até o mês de agosto a Paraíba não registrou nenhum caso de raiva animal. No ano passado, a doença foi diagnosticada em um morcego e três bois. A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães há 17 anos.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas