Dia Mundial de Combate à Aids tem ações gratuitas de saúde em JP e CG

12
0
COMPARTILHE

O Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado sempre em 1º de dezembro, é marcado por uma série de ações de saúde e conscientização nas duas maiores cidades da Paraíba.

Leia também: Diagnósticos de HIV aumentam 744%

Em Campina Grande existem atualmente cerca de 800 pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids sendo tratadas e acompanhadas pelo serviço público municipal de saúde. Em 2012, foram notificados 51 novos casos. Em 2014 foram 90 e neste ano já são 61 novos casos.

“Estamos possibilitando o teste rápido para identificar o maior número de pessoas infectadas para que elas iniciem o tratamento e tenham um mais qualidade de vida” explicou o Coordenador de DSTs, Silvestre Maia. O exame também pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que funciona no Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade.

Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde oferece testes rápidos nas unidades de saúde e um dia de atividades lúdicas para os pacientes do serviço de referência.

Em João Pessoa, iniciando o calendário de atividades, nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, em vários pontos da cidade são ofertados testes rápidos para HIV e outras DSTs, distribuição de gel lubrificante e preservativos, além de conversas qualificadas sobre a necessidade do cuidado contínuo e dos perigos da doença.

De acordo com Clarice Pires, coordenadora da seção de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Município, o dia D de combate a AIDS deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a doença e tem como objetivo estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

“Essa data é de extrema importância porque muitas pessoas só se atentam para os perigos da doença durante campanhas ou dias ‘D’ e quanto mais cedo forem testados, e souberem sua situação sorológica a cerca da doença, maior vai ser a chance de controlar o vírus e evitar a morte”, comenta Clarice.

Durante o mês de dezembro todas as Unidades de Saúde da Família estarão realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.


Veja a programação em João Pessoa:

8h às 10h

8h às 12h

8h às 18h

8h às 12h

8h às 12h

14h às 18h

CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento

Centro M. de Cidadania LGBT

Maternidade Cândida Vargas

15º Batalhão de Infantaria Motorizada, Cruz das Armas

USF Grotão III

Bares, Sauna Gay e cinemas

Café da manhã

“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C

“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C

“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C

“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C

Visitas qualificadas abordando a prevenção

Usuários e funcionários

População LGBT

Servidores da maternidade e visitantes

População Conscrita do Exército Brasileiro

Usuários do SUS da localidade

Usuários e proprietários dos locais

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas