Dilma e governadores do NE estudam forma de arrecadar mais dinheiro para a sa?de

4
0
COMPARTILHE

Os nove governadores o Nordeste se reuniram com a presidente Dilma Rousseff (PT) em Fortaleza (CE), nessa sexta-feira (28), para discutir a implantação de uma nova forma de arrecadação para custear a saúde no Brasil, o que poderia ser a volta da CPMF ou de um novo imposto. Os gestores se mostraram favoráveis ao incremento na receita. O encontro durou três horas entrou na madrugada deste sábado (29).

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O governo federal disse que houve ampliação dos serviços prestados, com a expansão do atendimento após a implantação do Mais Médicos, o que exige maior nível de investimento na área.

Na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) justificou que, no estado, houve a ampliação de mais de mil novos leitos ao longo dos últimos quatro anos e meio, com custeio mensal passando de R$ 13 milhões para R$ 55 milhões.

“Municípios e, especialmente, os Estados não têm como suportar sozinhos um peso tão grande na saúde com serviços que exigem atendimentos cada vez mais complexos”, disse Ricardo.

Segundo Ricardo, dez hospitais foram construídos ou reformados na Paraíba e o governo do Estado ainda está concluindo o hospital metropolitano de Santa Rita, que irá disponibilizar para a população 209 leitos, sendo 30 de UTI, além de atendimento ambulatorial, imediato de emergência, urgência e trauma, e de pacientes em internação, com apoio ao diagnóstico e terapia.

Participaram do encontro presentes na reunião os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso; da Saúde, Arthur Chioro; da Assistência Social, Tereza Campello; da Educação, Renato Janine Ribeiro; e do Planejamento, Nelson Barbosa, além do secretário geral da Presidência, Miguel Rosseto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas